TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS NO DOMÍNIO DA GESTÃO FINANCEIRA

Seminário: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS NO DOMÍNIO DA GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE GESTÃO FINANCEIRA

- Apresentação e dicas

- Estatística e análise exploratória de dados.

- Gráficos.

- Medidas de posição central.

- Medidas de dispersão.

- Medidas de ordenamento e forma.

-Probabilidade.

- Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades.

- Amostragem.

- Estimação.

- Testes paramétricos.

- Testes não paramétricos.

- Correlação e regressão linear.

- Números índices.

- Series e previsões temporais

A estatística é uma ciência muito importante para a gestão financeira, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a gestão financeira, vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.

A estatística nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.

É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

Relação de lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos.

Lugares: podemos usar a estatística em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Situações: é usada para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é usada também em situações em que épreciso adotar métodos e técnicas para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos em que a organização permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com