TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATPS (atividades práticas supervisionadas) aplica-se à disciplina das estatísticas

Seminário: O ATPS (atividades práticas supervisionadas) aplica-se à disciplina das estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

3 ETAPA 3 7

3.1.2 PASSO 1 (Equipe) 7

3.1.3 PASSO 2 (Equipe) 8

4 ETAPA 4 10

4.1.2 PASSO 1 (Equipe) 10

4.1.3 PASSO 2 (Equipe) 13

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) aplicada para a disciplina de Estatística é importante, pois terá grande impacto para o adequado desenvolvimento dos conceitos e práticas das ferramentas contábeis.

A ATPS irá proporcionar ao aluno uma visão e maior entendimento da Estatística, onde esta quando utilizada de maneira correta torna-se grande aliada de seus usuários em tomadas de decisões.

3 ETAPA 3

3.1 Aula-tema: Probabilidade. Distribuições discretas de probabilidade. Distribuição normal de probabilidade

Esta atividade é importante para que você fixe, de forma prática, a teoria de probabilidade, desenvolvida previamente em sala de aula pelo professor da disciplina.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

3.1.2 PASSO 1 (Equipe)

1. Ler atentamente o PLT da disciplina que descreve a teoria de probabilidade. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de probabilidade na área de Contabilidade. Veja as Sugestões de bibliografias complementares no final da atividade.

2. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Probabilidade é uma ação ou tentativa pela qual os resultados específicos (contagens, medições ou respostas) são obtidos. O resultado de uma tentativa única em um experimento de probabilidade. O grupo de todos os resultados possíveis de um experimento de probabilidade é o espaço amostral. Um evento é um subgrupo de espaço amostral. Ela pode consistir de um ou mais resultados.

Espaço Amostral: Conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. A letra que representa o espaço amostral e S.

Existem três tipos de Probabilidade: Probabilidade Clássica, Probabilidade Teórica e Probabilidade Subjetiva. A probabilidade de que o evento ocorrera é escrita como P (E) e Le se como probabilidade de evento E.

• Probabilidade Clássica ou Teórica: Usada para resultado em um espaço amostral igualmente possível de ocorrer. A probabilidade clássica para um evento E é dada por: P (E) Numero do Resultado no evento E/Numero Total de resultados no espaço amostral.

• Probabilidade Empírica ou Estatística: Baseia-se em observações obtidas de experimentos de probabilidade. A probabilidade empírica de um evento E é a frequência relativa representada por: P(C) Frequência do evento E/Frequência Total

• Probabilidade Subjetiva: Resultam da intuição de suposições fundamentadas e estimativas.

3.1.3 PASSO 2 (Equipe)

Utilizar o software Excel para a realização dos desafios desta etapa.

Ler o desafio proposto:

Com o intuito de reconhecer o trabalho e dedicação dos funcionários, a importadora “Vendomundo” realiza, semestralmente, eventos de confraternização para seus colaboradores e familiares. Nessa festa, além de boa comida, bebida e música, acontecem também campeonatos de Poker.

Um baralho de 52 cartas tem 4 símbolos diferentes:

Cada um desses símbolos representa um naipe. Cada naipe possui 13 cartas. Em cada naipe, temos:

• 1 às: A.

• figuras: J (valete), Q (dama) e K (rei).

• 9 cartas numeradas: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Antes de iniciar o campeonato, o Dealer (a pessoa que distribui as cartas durante uma mão ou jogada) embaralha as cartas no mínimo três vezes. Involuntariamente, ao embaralhar a 1ª vez, três delas caíram sobre a mesa, viradas para baixo.

Sobre essas três cartas, podemos afirmar que:

I – a probabilidade de a 1ª carta ser um às, a 2ª carta ser uma figura e a 3ª carta ser um número é de 1,30317%;

Considerando que o baralho tem 52 duas cartas e no mesmo baralho existem 4 às, 12 figuras e 36 números. Probabilidade de a 1º carta ser um às: 4/52A segunda ser uma figura: 12/51. A terceira ser um número: 36/50 Multiplicando as três probabilidades temos: 1,3031.

II – a probabilidade de todas as cartas serem um valete é de 4%;

Sabendo que temos quatro valetes no baralho, Temos: 4/52+3/51+2/50 = 0.1757466 x 100 = 17.57%.

III – a probabilidade de que pelo menos uma delas seja uma carta de copas é de 58,647%

Probabilidade de sair copas na 1º = 12/52; Probabilidade de sair copas na 2º = 12/51, Probabilidade de sair copas na 3º = 12/50

IV – a probabilidade de a 3ª carta ser de 7 de paus, sabendo que a 1ª carta é um 8 de espadas

e a 2ª carta um rei de ouros é de 5,60412%

Sabendo que só temos um 7 de paus no baralho, e que já foram retiradas duas carta do baralho concluímos que a probabilidade de sair um 7 de paus na terceira carta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com