TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades de Aplicação da Estatística na área de Administração

Seminário: Possibilidades de Aplicação da Estatística na área de Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na administração. Gráficos e tabeals são apresentados na exposição de resultados de uma empresa.

A Estatística deve ser estudada por todo e qualquer profissional que queira ter lugar no mercado de trabalho para que tenha em suas características profissionais, a capacidade de lidar com realidades, ajudando a lidar na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, na escolha das tecnicas de verificação, avaliação da qualidade e da quantidade do produto e mesmo os possíveis lucros e ou perdas.

ETAPA 1

2. Introdução à Estatística

A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.O termo estatística provém do latim statisticum collegium (“conselho de Estado”) e do seu derivado italiano statista (“homem de Estado ou estadista”). Em 1749, o Alemão Gottfried Achenwall passou a utilizar a palavra alemã statistik para se referir à análise de dados estatais. Como tal, as origens da estatística estão relacionadas com o governo e os seus corpos administrativos.É, portanto a ciência da análise de dados.

A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. (Farias, Soares & César,2003)

Podemos dividir a estatística em: Estatística Descritiva sendo responsável pela organização e descrição das informações; Estatística Indutiva ou Inferencial que compreende os processos de generalização, a partir da análise e interpretação dos dados amostrais.

Qualitativa quando seus valores são expressos por atributos (características), de forma não numérica. As variáveis qualitativas ainda são classificadas como: Ordinais: é possível atribuir alguma ordem aos indivíduos depois de atribuída a característica. Ex.: Escolaridade (Grau de Instrução); classe social; Nominais: não é possível fazer nenhuma classificação depois das realizações. Ex.: profissão; procedência.

Quantitativa onde seus valores são expressos por números. As variáveis quantitativas ainda são classificadas como: Discretas: quando os seus valores podem ser enumerados. Ex.: de contagem: do número de pessoas numa sala (1, 2, 3,...); Contínuas: quando os seus valores pertencem a um intervalo dos números reais. Ex. de medições: volume de uma caixa d’agua (1 m3, 1.1 m3, 1.01 m3,...).

Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de frequência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

População e amostra referem-se ao conjunto de elementos cujas propriedades (características) desejamos averiguar.

População Estatística é coleção de todos os elementos cujas características e objetivos (comuns) desejamos conhecer, as medidas e contagens em estatística, para terem sentido, devem ser limitadas a certo grupo ou conjunto de objetos que é chamado de população tendo como característica uma descrição numérica chamada parâmetro.

Amostra nada mais é que subconjunto finito da população cujas características serão medidas, especificamente, é uma parte de uma população estatística que foi selecionada ao acaso é usada como base para fazer estimativas e tirar conclusões com relação a uma população, estes dados constituem uma amostra extraída de toda a população possível de se medir.

A dimensão da amostra é significativamente inferior à dimensão da população, de forma a justificar a constituição da amostra, a amostragem é, por sua vez, um conjunto de procedimentos através dos quais se seleciona uma amostra de uma população.

Amostragem Aleatória é uma forma de obter a amostra na qual todos os elementos do universo têm igual probabilidade de ocorrer, ou seja, qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido. Amostragem casual ou aleatória é uma técnica de amostragem onde cada elemento da população tem a mesma probabilidade de ser incluído na amostra.

Amostragem proporcional estratificada, quando a população é dividida em estratos e a amostragem é proporcional a eles, possui características que permitem a criação de subconjuntos, (Uma amostra de 10% de alunos em uma classe de 40 homens e 60 mulheres consistirá na escolha aleatória de 4 homens e 6 mulheres.).

Amostragem sistemática quando os elementos da população já estão ordenados, em que não há a necessidade de construir um sistema de referência, faz-se uma amostragem sistemática.

A média tem tantas vantagens práticas como teóricas como uma medida da tendência central, também têm propriedades matemáticas que permitem o desenvolvimento de estatísticas avançadas. A maioria das análises descritivas de variáveis contínuas e, até mesmo, em análises estatísticas avançadas usa a média como medida da tendência central.

Moda é definida como sendo o valor que surge com mais frequência se os dados são discretos, ou, o intervalo de classe com maior frequência se os dados são contínuos.

Mediana é uma medida de localização do centro da distribuição dos dados, definida do seguinte modo: Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio.

3. Possibilidades de Aplicação da Estatística na área de Administração

O sistema Empresarial utiliza a Estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais. Atualmente, quase todos os meios de comunicação como revistas, rádio, jornais, televisão e internet lançam mão de modelos estatísticos tais como os gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população.

A Empresa é uma das vigas-mestras da Economia pois sua direção, sendo estatais ou governamentais, exige de seu gestor essa tarefa de tomar decisões usando a Estatística, que facilita seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

A Pesquisa Estatística permite que por meio de coleta de dados, possa-se conhecer a realidade geográfica e social, os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com