TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Miopia em Marketing

Por:   •  6/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

Miopia em Marketing - Theodore Levitt

A partir da leitura “Miopia em Marketing”, responda as questões abaixo:

  1. Segundo Levitt, o que significa Miopia em Marketing?

A visão curta de muitas empresas, que as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado, ou seja, se concentrar apenas nos produtos em vez dos clientes, perante o próprio mercado que atuam.

  1. Segundo o texto, qual seria o problema em se preocupar com o produto ao invés de se preocupar com o cliente?

Segundo o texto o autor argumenta esta ideia utilizando exemplos como o das ferrovias e da indústria cinematográfica, demonstrando o declínio das mesmas não pelo fato de outros segmentos terem tirado os clientes delas, mas justamente pelo fato delas não terem atentado a tempo para o que poderia chegar e ser mais útil para esta clientela.

  1. Discuta a “ameaça da obsolescência programada”, trazendo exemplos do contexto brasileiro.

Obsolescência programada é a condição que ocorre a um produto ou serviço deixa de ser útil, se tornando inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto. A exemplo o caso, no mundo da tecnologia, do lançamento do iPad 4, da empresa Apple, que foi processada pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática por lançar a versão poucos meses depois de ter colocado em circulação o iPad 3. Os usuários desse produto, diante do lançamento de uma nova versão que praticamente não apresentava diferenças técnicas, viram o seu produto como obsoleto e procuraram comprar a nova versão.

  1. Explique e exemplifique as diferenças entre Marketing e Venda.

Primeiramente as responsabilidades das duas áreas são distintas, sendo uma responsável pela atração de leads e a outra pelo fechamento do negócio. O marketing pensa no futuro da empresa, planejando e construindo o caminho que será percorrido para chegar às metas e objetivos estabelecidos. Já a parte de vendas é uma área que precisa estar focada no agora, em transformar no presente o lead em cliente.

  1. Comente a afirmação da página 10. “As atividades de marketing ainda são consideradas uma consequência necessária do produto e não o contrário, como deveria ser. Isto é herança da produção em massa, com sua noção estreita de que o lucro vem essencialmente da produção de baixo custo”.

Basicamente, em alguns casos, empresas ou até mesmos serviços se preocupam meramente em desenvolver seus itens a baixos preços, visando lucros maiores, do que pensar no cliente final, e em como este produto afetara a vida do consumidor.

  1. De acordo com Henry Ford, conforme afirmação contida no texto, o que é mais importante na hora de calcular o preço de venda para um produto: custo de produção ou o que o mercado está disposto a pagar? Comente.

Henry Ford sempre esteve preocupado em atender as necessidades do mercado, desta forma fixou o preço de seus automóveis em 500 dólares, que era o que o mercado em geral estava disposto a pagar. Com isso, ele era obrigado a ampliar as atividades, melhorar o artigo e consequentemente fazer mais descobertas, relacionadas com a fabricação e venda.

  1. Explique com suas palavras a “destruição criativa”, trazendo exemplos do contexto brasileiro.

Destruição Criativa ocorre quando empreendedores criam novos produtos ou novas formas de produzir algo, que se expande ou interfere drasticamente no capitalismo, causando mudanças na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com