TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos do empreendedorismo

Projeto de pesquisa: Aspectos do empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  2.004 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Abordamos ao longo desse trabalho vários aspectos sobre empreendedorismo. Ao longo dos anos a administração vem sofrendo várias modificações, desde o seu surgimento com Fayol e Taylor até os dias atuais.

Com a evolução das organizações, estas foram obrigadas a implantarem novos recursos e novos graus de inteligência de organização, para obter um êxito na nova era que vem chegando. Para estas soluções foram apontadas: melhoria contínua, qualidade total, reengenharia, gestão de projetos, programa de qualidade 5S, benchmarking, ética organizacional, empreendedorismo, ciclo PDCA, departamentalização, gestão ambiental nas organizações.

ORIGEM

Empreendedorismo é o termo utilizado para identificar o indivíduo que da início a uma organização.

O termo empreendedorismo foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter no ano de 1950 como sendo uma pessoa com criatividade, versátil, capaz de fazer sucesso com grandes inovações e que possui habilidades técnicas para produzir. Em 1967 foi elaborado o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar, os riscos fazem parte da natureza do empreendedorismo. Já no ano de 1985 foi elaborado o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora dentro de uma organização.

O empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo, cuidado, esforço necessário, assumindo todos os riscos existentes como (psicológicos, financeiros, sociais e consequentemente recebendo recompensas da satisfação econômica e pessoal).

A satisfação econômica é o resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

São inúmeras as definições para empreendedorismo, mas a grande maioria converge no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados. Empreendedorismo é um aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal”.(Locus Cientifico, Vol I, IV, 2007. pp 72-78).

Segundo definição de Barreto (1998),“ empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada”, assim Barreto enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar recursos.

Uma outra definição interessante é a de Joseph Schumpeter (1999), “ empreendedorismo esta na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios... sempre tem haver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações”.

Segundo Timmons (citado por Dolabela, 2006), “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa que será para o século XXI mais do que a revolução industrial para o século XX”.

Mas, afinal, qual é a melhor definição para empreendedorismo? A que conceitua de forma geral o assunto é: Empreendedorismo é o desenvolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. É a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.

ANÁLISE HISTÓRICA

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo.

Século XVII: Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.

Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).

Século XVIII: Nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.

No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo.

Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país precisou mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito.

As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas:

• Técnicas: envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.

• Gerenciais: incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).

• Características pessoais: ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade.

CONCEITOS

Robert Menezes - professor de Empreendedorismo da UFCG - define: "Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal."

"Empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade."

Eder Luiz Bolson, autor do livro Tchau, Patrão! (Editora SENAC): "empreendedorismo é um movimento educacional que visa desenvolver pessoas dotadas de atitudes empreendedoras e mentes planejadoras".

Louis Jacques Fillion disse que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.

Robert Menezes faz o seguinte comentário: "Ser empreendedor é preparar-se emocionalmente para o cultivo de atitudes positivas no planejamento da vida. É buscar o equilíbrio nas realizações considerando as possibilidades de erros como um processo de aprendizado e melhoramento. Ser empreendedor é criar ambientes mentais criativos, transformando sonhos em riqueza."

Jeffry Timmons disse que o empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso.

Hélio Nascimento define o empreendedor como capaz de formar outro profissional melhor que ele.

Marcio Benvenuto de Lima Disse que o empreendedor é aquele que conhece profundamente o que faz e ao mesmo tempo ama o que faz, se dedicando ao Máximo a sua atividade e sempre buscando novos caminhos que o leve ao sucesso em seu empreendimento.

Marcelo Benvenuto define o empreendedor como sendo aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados.

CITAÇÃO

George Bernard Shaw:

• "Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: "Por quê?”. Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: "Por que não?”.

O PERFIL DO EMPREENDEDOR

A pequena empresa tem sido vista como a solução para aqueles que sonham em livrar-se do emprego fixo e tornarem-se independentes. Um sonho que muitas vezes não leva o investidor ao sucesso ilimitado. Mas isso porque as medidas do sucesso estão além da vontade de vencer. É preciso ter acima de tudo competência, dedicação e talento.

Ao contrário da maioria das pessoas o empreendedor é otimista e persistente. Vê nas ameaças grandes oportunidades e a partir delas criam, ousam e trabalham para construir o sucesso com suas próprias mãos.

DEFINIÇÃO

O termo empreendedor denota a pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de:

Iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio de empresa e/ou,

Assumir riscos nessa operação que decorrem na natureza dinâmica da sociedade e do conhecimento imperfeito do futuro e que não pode ser convertido em certos custos através de transferência, cálculo ou eliminação.

Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas características.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

No Brasil o empreendedorismo ganhou força com a abertura econômica nos anos 90. A economia nacional passou por profundas mudanças. Com a abertura das importações, as empresas nacionais tiveram que se organizar e se modernizar. Muitas empresas tiveram que demitir, porem os funcionários demitidos usaram o seu conhecimento e abriram seus próprios negócios, foi o que aconteceu com o setor têxtil na região do Vale do Itajaí.

Para Silveira (2008) antes da abertura econômica dos anos 90, o termo empreendedor era quase que desconhecido no Brasil. A abertura de pequenas empresas era difícil devido à instabilidade econômica e política, porém existiam sim empreendedores. Eles atuavam dentro de grandes empresas em áreas como finanças e marketing, e em outras áreas empresariais, um exemplo disso é o industrial Francisco Matarazzo, que muito contribuiu para o desenvolvimento do país.

O Portal da Educação (2009) publica que de cada 100 empresas brasileiras, 95 são micro ou pequenas empresas, e elas representam mais da metade da força de trabalho brasileira, ou seja, 40 milhões de trabalhadores. Grande parte dessas empresa atua na informalidade e portanto não pagam impostos e não oferecem nenhuma garantia para seus funcionários como FGTS e Contribuição Social.

RAZÕES DO EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é um método de que necessita de motivações profundas para que se alcançe todos os objetivos necessários ao sucesso da empresa através de açãoes inovadoras. Já vimos que todo empreendedor possui um perfil bem contigurado, que o ajuda nessa missão. Mas é nas razões que o empreendedor encontra as energias que o levam a modificar, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.

Antes de tudo, queremos falar das motivações do empreendedor. O empreendedorismo busca a auto-realização de que quem utiliza este método de trabalho, estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando a pequena empresa, ampliando a base tecnológica, criar empregos, evitar armadilhas no mercado que está incindido. E re-orientar o ensino brasileiro para a velocidade nas mudanças, novas tendências internacionais, adaptar-se ao novo mercado, com ética e cidadania.

A auto-realização e o desenvelvimento são as principais motivações do empreendendor. Todavia, ainda podemos falar de alguns motivos que também assumem importante papel na dinamização do mercado e na expansão dos negócios.

Temos a seguir duas pesquisas que apresentam alguns motivos que revelam as necessidades materiais dos empreendedores.

● PESQUISA DA REVISTA INC COM 462 EMPREENDORES

● RAZÕES PARA ABRIR O PROPRIO NEGOCIO

Por que você se tornou um empreendendor?

1. Você é capaz de controlar o seu próprio destino: Possuir o próprio negócio e não trabalhar para os outros. Ter o controle e tomar próprias decisões. Isso permite construir uma cultura empreendedora capaz de fortalecer a marca da empresa.

2. Você define os seus horários Fexibilidade nos horários e prioridades.

3. Escolhe seus funcionários e parceiros: O empreendedor que deverá fazer a seceleção de proficionais que irão trabalhar para o crescimento da empresa. Busca-se pessoa que partilham com os mesmo princípios e com afinidade no setor de atuação do negócio.

4. Você assume riscos e colhe frutos: Mesmos com os riscos a empresa poderá gerar importantes resultados. Busca-se aprender com os erros e criar boas estratégias para superar as crises.

5. Você aprende a todo instante: A todo instrante se apresende algo novo através da necessidade de tomar decições importes para o futuro do empreeendimento.

10 RAZÕES PARA SER UM EMPREENDEDOR SEGUNDO O LIVRO THE SKINNY ON

Cada um tem as suas razões para se tornar um empreendedor. Mas aqui vão mais algumas. Dez, na verdade, que mostram que empreender faz bem à saúde. Jim Randel, autor da série de livros The Skinny On, elencou 10 pontos para dizer por que os empreendedores vivem por mais tempo.

1. Estresse: Os empreendedores, apesar de viver com o tempo contado e pressões financeiras, são menos estressados do que as pessoas que trabalham em grandes organizações e têm pouco controle sobre as atividades diárias no escritório.

2. Satisfação: Uma pesquisa recente feita com 1.000 trabalhadores mostrou que os donos de seus próprios negócios são mais felizes no trabalho.

3. Controle: O empreendedor responde a um único chefe: ele mesmo.

4. Liberdade: Quando o empreendedor precisa realmente tirar uma folga, ele simplesmente tira.

5. Rotina: Uma das melhores coisas de ser empreendedor é que você pode estabelecer seus próprios horários e fazer o seu dia de acordo com o seu bio-ritmo. O empreendedor não fica preso ao horário convencional, necessariamente. Se precisar de uma soneca ao meio dia, tudo bem.

6. Frustração: Os empreendedores ficam menos frustrados que os empregados de uma empresa, inclusive na terceira reunião do dia para discutir o mesmo assunto.

7. Meritocracia: Não há amarras para o progresso do empreendedor. A única coisa que conta é a sua performance e o reconhecimento pode vir de seu desempenho individual.

8. Riscos: A adrenalina de tomar decisões e correr riscos mantém o sangue correndo nas veias.

9. Peso: A obesidade não é problema para os empreendedores. Afinal, não há tempo para comer.

10. Necessidade: Empreendedores precisam viver mais para dar conta de pagar todas as dívidas.

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO

● Aceitação do risco – o empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco.

● Ambição – o empreendedor procura fazer sempre mais e melhor, nunca se contentando com o que já atingiu. Não tentar progredir significa estagnar e um empreendedor deve ter a ambição de chegar um pouco mais além do que da última vez.

● Autoconfiança – o empreendedor tem autoconfiança, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar diferentes tarefas, enfim, torna-o mais empreendedor.

● Automotivação e entusiasmo – pessoas empreendedoras são capazes de auto motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prémios externos, como compensação financeira. A sua motivação permite entusiasmarem-se com suas ideias e projetos.

● Capacidade de trabalho em equipa – o empreendedor cria equipa, delega, acredita nos outros e obtém resultados por meio de outros indivíduos.

● Conhecimentos técnicos – para ser um empreendedor não basta possuir características empreendedoras; é preciso adquirir conhecimentos técnicos, daí que a formação em empreendedorismo seja fundamental para um empreendedor adquirir e/ou melhorar os seus conhecimentos.

● Controle – o empreendedor acredita que a sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele vê-se com capacidade para se controlar a si mesmo e para influenciar o meio de tal modo que possa atingir os seus objetivos.

● Criatividade – à medida que a concorrência se intensifica, a necessidade de criar novas coisas em novos mercados também aumenta. Já não é suficiente fazer a mesma coisa de maneira melhor. Pelo contrário, é preciso que o empreendedor vá mais longe, apostando na criatividade, para que os negócios possam evoluir com as mudanças.

● Decisão e responsabilidade – o empreendedor não fica à espera que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsabilidade que acarreta.

● Determinação – o empreendedor deve definir metas e consequentemente tentar atingi-las, sempre com um espírito positivo, sem se deixar abater por algo que corra mal.

● Eficiência – o que o empreendedor faz, fá-lo o melhor que sabe e pode.

● Energia – é necessária uma dose de energia para se lançar em novos projetos que geralmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, provavelmente proveniente de seu entusiasmo e motivação.

● Flexibilidade – o empreendedor adapta-se às circunstâncias que o rodeiam, pois se algo corre diferente do inicialmente previsto, o empreendedor não deve desistir, mas sim alterar os seus planos de modo a atingir os seus objetivos.

● Iniciativa – o empreendedor não fica à espera que os outros (governo, empregador, familiar) venham resolver o seu problema. A iniciativa é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.

● Liderança – o empreendedor tem a capacidade de planear um projeto e pô-lo em prática, liderando a equipa que com ele trabalha.

● Otimismo – o empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.

● Persistência – o empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

● Sem medo do fracasso e da rejeição – o empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não correr o risco de não acertar – ficam, então, paralisadas.

CONCLUSÃO

É de conhecimento geral, que o empreendedorismo vem ganhando projeção global a cada dia. Concluímos que, as empresas cada vez mais vem inovando, revolucionando e consequentemente estabelecendo planos e metas para o seu desenvolvimento, o empreendedor de hoje é totalmente diferente de antigamente, hoje o empreendedor é aquele bastante diversificado, busca sempre inovações, criatividade e determinação, dentre outras, tudo para que seu projeto se desenvolva com grandes perspectivas e no bom caminho, dedicando tempo e esforço necessário para alcançar seus objetivos e a satisfação do cliente.

Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Traços da personalidade, atitudes e comportamentos contribuem para alcançar o sucesso nos negócios.

Bibliografia

• Administradores.com

• Mito do empreendedor- Revisado (1996) – Saraiva – Gerber, Michael E.

• CIEE – Atitudes Empreendedoras

• Guedes, S/A – A carreira do empreendedor – São Paulo 2009

• Dornelas, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios – Editora Elsevier

...

Baixar como  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »