TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1 - Gestão De Pessoas

Dissertações: Atividade 1 - Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Uma das principais características da gestão estratégica de pessoas é a estratégia do comprometimento. Por meio dela, a gestão de pessoas garante que estas estejam alinhadas à política da empresa e que seus objetivos sejam os mesmos das corporações. A estratégia do comprometimento é uma filosofia administrativa que vem apresentando bons resultados. Assinale a alternativa que melhor define a estratégia do comprometimento.

Resposta Selecionada:

Corretad.

A estratégia do comprometimento vê as pessoas como parceiras. A empresa deve investir nas pessoas para obter melhores resultados organizacionais. Se as pessoas estão comprometidas com a organização, o desempenho é maior.

Resposta Correta:

Corretad.

A estratégia do comprometimento vê as pessoas como parceiras. A empresa deve investir nas pessoas para obter melhores resultados organizacionais. Se as pessoas estão comprometidas com a organização, o desempenho é maior.

Feedback da resposta:

A estratégia do comprometimento vê as pessoas como parceiras. A empresa deve investir nas pessoas para obter melhores resultados organizacionais. Se as pessoas estão comprometidas com a organização, o desempenho é maior. A filosofia da estratégia do comprometimento visa criar um ciclo de investimento nas pessoas que retorna em comprometimento e maior desempenho, criando um desenvolvimento maior para ambas.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A Administração de Recursos Humanos, nos últimos anos, tem sido substituída pelo termo Gestão de Pessoas, que traz uma nova perspectiva, que pode ser sintetizada por um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.

PORQUE

Com as mudanças nos cenários nacional e internacional, a partir da década de 90, notadamente com a globalização da economia, as organizações, para tornarem-se mais competitivas, tiveram a necessidade de buscar novos paradigmas de gestão.

A respeito dessas duas afirmações é correto afirmar que:

Resposta Selecionada:

Corretad.

As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Resposta Correta:

Corretac.

As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Feedback da resposta:

A noção de Administração de RH reduz a área a um conjunto de procedimentos de adaptação do indivíduo ao estereótipo de desempenho estabelecido pela empresa. O uso do termo Gestão de Pessoas busca ampliar essa definição para representar o que ocorre nas organizações por meio dos comportamentos expressos nas relações de trabalho. Indica um olhar renovado no aspecto das relações de trabalho e a busca de sua priorização. As pessoas e seus conhecimentos passam a ser a principal base da nova organização. Estas transformações ocorreram devido a necessidade de sobrevivência das empresas, que inseridas em um mercado global, cada vez mais buscam vantagens competitivas.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

João Silva é dono de uma rede de lojas de artigos esportivos. A empresa tem uma área de Gestão de Pessoas que pode ser caracterizada como cumpridora da legislação e respeito aos direitos trabalhistas. Em virtude de um processo de expansão da empresa, João contratou uma consultoria que propôs novos serviços para a área, alinhados com a estratégia da empresa e baseados na necessidade de integração dos processos de gestão de pessoas. Para efetivar a implementação da proposta, João Silva deverá adotar as seguintes ações:

I. Reestruturar a área de gestão de pessoas, criando consultorias internas.

II. Terceirizar as funções relacionadas a Departamento de Pessoal e Recrutamento e Seleção

III. Definir e planejar as políticas e os programas de pessoal, estabelecendo parceria entre os gestores da empresa e a área de Gestão de Pessoas.

IV. Capacitar as lideranças para que possam gerenciar pessoas.

V. Transferir a responsabilidade de gerenciamento do pessoal para as chefias imediatas.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada:

Somente as afirmações III e IV.

Resposta Correta:

Corretae.

Somente as afirmações III e IV.

Feedback da resposta:

No modelo atual gestão de pessoas é entendida como constituída por processos integrados que auxiliam a empresa no alcance de seus objetivos estratégicos. Neste sentido é importante o estabelecimento de parceria entre a área de gestão de pessoas e demais gestores para a definição e planejamento das ações referentes às pessoas na organização. De mesmo modo, todo gestor hoje é um gestor de pessoas e para tal, precisa ser desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com