TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação a distância (AD) : Gestão de Pessoas I

Seminário: Atividade de avaliação a distância (AD) : Gestão de Pessoas I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso: Administração em micro e pequenas empresas.

Professor:

Nome do aluno:

Data: 20/10/2011

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1- Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)

Nr 1

Em momento oportuno, durante uma conversa descontraída com minha equipe, introduzi um assunto falando que íamos trabalhar de acordo com uma nova escala com horários diferentes.

Expor aos funcionários que a empresa está adentrando numa fase nova de posicionamento estratégico no mercado e que requer uma mudança e envolvimento de todos os colaboradores da equipe, com mais comprometimento, e dedicação:

- Vocês, como colaboradores, passam a ter a oportunidade para trabalharem cobrindo a mesma área física e com iguais escalas de horários, e dessa maneira todos também passam a ter o mesmo conhecimento sobre o mercado no qual atuamos. Esperamos que vocês participem, possam opinar e atuar com maior autonomia, contribuindo com as decisões da equipe.

A empresa ganha com a diminuição de custos na execução dos serviços e com maior produção; o funcionário ganha com maior participação e autonomia. Funcionário participativo sente-se mais importante, valorizado e motivado. Motivação é combustível para melhoria no dia a dia do funcionário, e consequentemente no dia a dia da equipe e da empresa.

Nr 2:

Em outro momento oportuno, de forma bem descontraída informei que foi agendada uma reunião com a finalidade de informar a respeito das novas escalas de horários de trabalho), dizer aos funcionários que a nossa equipe vai decidir sobre a nova escala de trabalho.

Sugerir que os membros da equipe opinem sobre a escala de trabalho e sobre todo o nosso serviço: - Porque estamos passando por um ajuste natural do mercado que requer maior flexibilidade dos colaboradores e iguais oportunidades de área física de atendimento e de horário a todos. Vocês estão convidados a inovarem montando essa nova escala de revezamento nos novos horários de trabalho de nossa equipe. Preciso de vocês, estou aqui para escutá-los, estou aberto a ideias, a empresa quer que vocês participem.

Observe que faz parte da estratégia dizer que eles vão decidir sobre a nova escala de trabalho, mas ao mesmo tempo, como líder da equipe, já sugiro o novo horário e a nova área física a todos.

A empresa passa a ganhar com a redução de custos na mão-de-obra dos serviços e com colaboradores comprometidos; o funcionário passa a ganhar com seu maior engajamento na empresa e as pessoas têm as mesmas oportunidades elas se sentem inibidas a terem um comportamento que poderia prejudicar um parceiro da equipe. Funcionário ouvido sente-se valorizado, participativo,de forma positiva para a empresa e, consequentemente, motivado.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related Acessado em: 29 set. 2011.

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

• Linguagem coesa e coerente;

• Cite as fontes da pesquisa;

• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências.

TEXTO

Para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho acredito que os seguintes quesitos contribuem muito. Motivação para fazer algo (é interna, é uma vontade, vem de dentro e é bastante percebida pelas pessoas porque transmite energia positiva). Estar sempre atualizado sobre as mudanças no mercado para que seja possível enxergar as oportunidades usando criatividade. Ter disposição para o aprendizado constante, bem como aceitação ao novo, entendendo que o dia a dia é feito de mudanças e que é necessário agir. A busca por alternativas deve estar naturalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com