TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 3 GESTAO DE PESSOAS

Trabalho Escolar: ATIVIDADE 3 GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Quando uma pessoa tem contato com um novo trabalho é natural que sinta ansiedade e que precise de instruções adequadas para ter um bom início. Alguns especialistas em gestão de pessoas defendem a teoria de que se a pessoa tiver boas experiências desde o início de seu contato com a empresa, ficará mais tempo ligada à instituição. Essa colocação é especialmente interessante para os gestores, por exemplo, da área da restauração, pois o turnover (rotatividade de mão de obra) é sabidamente um dos principais problemas enfrentados pelos estabelecimentos.

Há na teoria de gestão de pessoas um processo denominado "Internalização". Assinale as alternativas que dizem respeito a esse processo.

I. A internalização é um processo que se inicia no primeiro contato da pessoa com a empresa. Isso ocorre seja pessoalmente como através da imagem que a empresa tem no mercado de trabalho

II. Também, faz parte deste processo a socialização, ou seja, o momento em que a pessoa se apropria da cultura da empresa e de seu conjunto de normas, padrões e políticas.

III. Uma prática comum de inserção de pessoas nas organizações e o processo de integração, ou seja, de acolhimento da pessoa na empresa. Nesse momento ela recebe informações sobre a organização, sobre normas e procedimentos importantes, além de ser apresentada a outras pessoas, com as quais conviverá, dentro e/ou fora da empresa.

IV. Algumas empresas designam tutores para orientarem as pessoas nos contatos iniciais com a empresa.

V. Faz parte de internalização uma boa dose de tensão e de ansiedade. Essas sensações é que impulsionam o funcionário para a conquista do reconhecimento.

Assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

IV, III, II e I

Resposta Correta: a.

IV, III, II e I

Feedback da resposta: Na prática, a internalização é utilizada por muitas empresas como forma de transmissão das normas e cultura, deixando claras as expectativas da empresa com relação às pessoas e seu comportamento. Para Dutra (2002:89) este processo não deve ser utilizado para padronizar comportamentos; caso isso ocorra serão destruídas as possibilidades de contribuição criativa da pessoa à organização, perdendo-se a diversidade oferecida pelas diferenças individuais.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

Correta O que determina como se dará o processo seletivo de pessoas nas empresas é:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

O conhecimento e os valores da empresa determinam a forma como serão selecionadas pessoas que são acessadas em função da disponibilidade de vagas.

Resposta Correta: e.

O conhecimento e os valores da empresa determinam a forma como serão selecionadas pessoas que são acessadas em função da disponibilidade de vagas.

Feedback da resposta: Cada empresa deve ser capaz de relacionar as técnicas propostas na teoria da Gestão de Pessoas a sua realidade às suas necessidades. Diferentes trabalhos, exigem diferentes técnicas para avaliar a capacidade de seu candidato: Entrevistas de seleção. Provas de Conhecimentos e de Capacidades; Testes Psicológicos e Técnicas de Simulação são as alternativas.

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

Correta Ao definir sua estratégia competitiva, a empresa identifica as competências essenciais do negócio e as competências necessárias para cada função (competências organizacionais). A evolução da estratégia competitiva dependerá do processo de aprendizagem organizacional que, por sua vez, irá promover e reforçar as competências organizacionais. Qual alternativa NÃO faz parte das competências organizacionais?

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Competências mercadológicas: competências que definem o mercado no qual a empresa vai agir.

Resposta Correta: b.

Competências mercadológicas: competências que definem o mercado no qual a empresa vai agir.

Feedback da resposta: Competências mercadológicas: competências que definem o mercado no qual a empresa vai agir. Esta não é necessariamente uma competência, mas sim o resultado de várias competências e da estratégia de negócio.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com