TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 3 GESTÃO PESSOAS

Por:   •  15/4/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Com a transformação do Chefe de Recursos Humanos em Gerente de Pessoas, o novo papel desse gestor exige, hoje, a utilização de modelos estratégicos, que implicam envolvimento na vida da organização e nas suas constantes mudanças. Considerando esse assunto, avalie as afirmações referentes aos conceitos atuais de gestão estratégica de pessoas.

I. Conhecer o conceito de cultura possibilita a definição de fronteiras claras para todos os membros de uma organização, um modo consistente na abordagem de novas situações, a união do grupo e a garantia de um padrão conhecido de sucesso para essa organização.

II. É suficiente para o gestor de pessoas de uma organização conhecer profundamente as relações formalmente estabelecidas pela organização e expressas sob a forma de hierarquia (de autoridade).

III. A gestão estratégica de pessoas compreende: centralização da autoridade em algumas pessoas para que elas resolvam problemas; treinamento; reconhecimento e prêmios pelo empenho em promover melhorias nos padrões de excelência.

a.

Estão corretas APENAS as afirmativas II e III.

b.

Está correta APENAS a afirmativa III

c.

Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

d.

Está correta APENAS a afirmativa I

e.

Está correta APENAS a afirmativa II

0,2 pontos

PERGUNTA 2

O desafio das empresas na atualidade é a identificação e implantação de técnicas de gestão que favoreçam o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Deste modo, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores. A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, avalie as afirmações.

I. As estratégias utilizadas pelas organizações, por se caracterizarem como padrões dinâmicos e multifacetados, tornam difícil o processo de desenvolvimento de capacidades dos indivíduos.

II. A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos.

III. A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.

IV A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.

Estão corretas apenas as afirmações:

a.

I e IV

b.

I e II

c.

II e III

d.

I, II e IV

e.

II, III e IV

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Uma das maiores transformações do mercado de trabalho, nos últimos quinze anos, foi o aparecimento do trabalhador do conhecimento. Esse conceito foi cunhado por vários autores, mas consagrado por Peter Drucker, o eterno mestre. O trabalhador do conhecimento é fruto da sociedade da informação e possui características bem diferentes do trabalhador organizacional, que surgiu nos idos de 1900 com a Revolução Industrial. . (CABRERA, 2007). Na era do conhecimento podemos encontrar várias características organizacionais, que não tinham valor na era industrial. Dentre as características abaixo assinale aquela que NÃO condiz com as organizações do conhecimento.

a.

As respostas, informações e interações ocorrem em tempo real.

b.

O trabalhador deve ser polivalente e empreendedor.

c.

O cliente tem voz ativa, concentrando certo poder.

d.

Predomina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com