TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade: Análise Da Importância Das Informações Contábeis Para O Processo Decisório Dos Diversos Usuários.

Artigo: Atividade: Análise Da Importância Das Informações Contábeis Para O Processo Decisório Dos Diversos Usuários.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: 01 Atividade: Análise da importância das informações contábeis para o processo decisório dos diversos usuários.

Título: A importância das informações contábeis no processo decisório

Aluno:

Disciplina: Contabilidade Geral Turma

Introdução

Apresentarei neste trabalho diversos usos das informações contábeis, segundo o ponto de vista dos usuários destas informações.

A disciplina contabilidade, sendo o único sistema de informação que consegue mostrar a empresa em sua totalidade, é de vital importância para qualquer empresa ou organização.

Porém, para oferecer embasamento tanto para usuários internos como externos, deve-se apresentar com os seguintes componentes: inteligibilidade, relevância e confiabilidade.

Nem todas os níveis hierárquicos tem acesso a todas as informações contábeis, sendo que muitas informações são consideradas confidenciais e só devem ser analisadas por certos níveis, restando para os outros apenas a contabilidade financeira como fonte de informação.

Diferencial que o conhecimento das informações contábeis proporciona no processo decisório

acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: precisa conhecer a saúde financeira da organização e a valorização de seus investimentos.

• Pessoa jurídica: necessitam saber se as ações da empresa estão devidamente avaliadas e se esta tem potencial de crescimento, visando seu o valor futuro e o retorno do seu investimento.

clientes – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: com acesso as informações contábeis os clientes podem questionar e negociar preços e condições.

• Pessoa jurídica: os clientes jurídicos estão interessados na saúde econômica e financeira da empresa para verificar se a mesma pode cumprir com todas as suas obrigações.

fornecedores – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: precisam saber se a empresa terá condições de pagar pelos serviços prestados e renegociar valores.

• Pessoa jurídica: para manter as entregas e poder dar um limite de crédito os fornecedores precisam ter confiança de que a empresa poderá saldar suas dívidas e planejar a renegociação de contratos.

financiadores – pessoa física e pessoa jurídica...

Ambos precisam conhecer a situação real da empresa, seu endividamento e sua capacidade de liquidar dívidas.

administradores...

São os gestores da empresa e usam a informação contábil para as tomadas decisões, aumentar os lucros, cortar gastos, planejar investimentos, contratações, demissões, dentre várias outras ações.

governo...

Através das informações contábeis, pode analisar a capacidade de pagamento dos tributos, analisar a viabilidade de aportes financeiros através de instituições públicas e ainda detectar fraudes.

empregados ou candidatos a empregos...

Os empregados podem utilizar as demonstrações contábeis para avaliar a lucratividade da empresa em que trabalha para uma possível negociação salarial e participação nos lucros, enquanto que os candidatos a emprego podem saber se a empresa é uma boa empregadora e sua capacidade de pagamento dos funcionários, saúde financeira, participação de mercado, dentre outros.

sindicatos...

Os sindicatos podem se utilizar das informações contábeis durante rodadas de negociação salarial e outras embasar reivindicações.

órgãos de classes...

Podem aferir as empresas que fornecem empregos ao seu ramo profissional para acompanhar o andamento de seu segmento.

consumidores e concorrentes...

Os consumidores podem utilizar os dados contábeis para aferir a saúde financeira de uma empresa, seus preços praticados ao consumidor, sua variação em relação à lucratividade, utilizando tais informações no seu processo decisório dentre vários fabricantes de um mesmo produto, por exemplo.

Os concorrentes usam destas informações para buscar vantagens competitivas ou reavaliar suas próprias políticas ao analisar os dados relevantes de seus concorrentes diretos.

sociedade em geral...

Pode ter acesso às informações contábeis das empresas como estudantes fazendo pesquisas, agências reguladoras, empresas de informações cadastrais e ONGs.

Experiências e exemplos práticos de situações cujas decisões são otimizadas com o acesso às informações contábeis

acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...

• Pessoa física: um investidor considerando ações de uma dada empresa, Petrobrás por exemplo, poderá verificar a saúde da companhia, seu momento econômico, para decidir o melhor momento para tal investimento.

• Pessoa jurídica:

Em 2009 o ex-bilionário Eike Batista e o fundo de pensão canadense Ontario Teachers Pension Plan Board (OTPP) anunciaram a compra, respectivamente, de 31,261 milhões de ações e 10,405 milhões de ações da LLX. Os papéis foram comprados do BNDESPar, braço de participações em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por R$ 2,28 reais.

Com aquela operação, Eike e a OTPP passaram a deter 54,2% e 17,9% das ações da LLX, respectivamente, assegurando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com