TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Casos: Atividade Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Relatório

Análise das entrevistas realizadas com o Sr. Henrique da Silva e o Sr. Jefferson Markis da Conceição.

VITÓRIA

2014

Relatório

Análise das entrevistas realizadas com o Sr. Henrique da Silva e o Sr. Jefferson Markis da Conceição.

Atividade Estruturada apresentada ao Curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá de Vitória, como requisito parcial de avaliação da disciplina denominada “Administração e Mercado de Trabalho”.

Vitória

2014

Introdução

Este trabalho tem por objetivo relatar os pontos significativos sobre a carreira do administrador, mediante informações de quem já trilhou este caminho e assim conhecermos melhor o mercado de trabalho.

Para tanto foram realizadas duas entrevistas com os seguintes administradores: Sr. Renato Henrique da Silva, gestor na empresa Marca Ambiental e o Sr. Jefferson Markis da Conceição, diretor na empresa Montalvani Engenharia Ltda.

Utilizou-se como metodologia para a realização do trabalho, a ferramenta entrevista organizada estruturada.

Para a realização das entrevistas foram elaboradas questões baseadas no conhecimento obtido em sala de aula. Foi usado como facilitador o gravador de voz a fim de evitar ao máximo a perda ou distorção das informações obtidas pelo entrevistado.

A partir da análise das entrevistas percebe-se que assim como já nos foi ensinado em sala de aula, para ser um administrador de empresas é preciso, sim, entender sobre a área, o que o mercado quer e busca. Só que mais do que administrar uma empresa apenas com técnicas, um administrador tem que saber que, nos tempos de hoje, é preciso saber administrar pessoas. Pois nelas, está a riqueza da empresa.

Desenvolvimento

A primeira entrevista foi realizada com o Sr. Renato Henrique da Silva, 39 anos, casado, formado em administração pela faculdade FESV em 2003, gestor na empresa Marca Ambiental desde 2005 no setor de logística.

Sabemos que os administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Estas premissas foram abordadas com o entrevistado que se posicionou ressaltando a importância do administrador nas organizações, visto que, as empresas necessitam de um administrador que tenha além do conhecimento prático, também tenha o conhecimento teórico. E que é primordial para a prosperidade da empresa a existência de um profissional graduado e habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades dessa organização.

Para o Sr. Renato a falta de conhecimento na área de gestão é uma das razões para o fechamento de inúmeras organizações que surgem todos os dias. E em sua opinião, para ser um bom administrador é importante desenvolver algumas habilidades, sendo elas:

1) Saber ouvir: Pois, ouvindo a equipe o administrador estará apto para entender e compreender a maneira como se sentem, pois fazendo assim estará mais preparado para detectar possíveis problemas e obterá mais informações e conseguirá assim o respeito da equipe na qual gerencia.

2) Estar sempre bem informado em diversos assuntos como: economia, política e mercado, por exemplo. Relato de pessoas que obtiveram sucesso em sua vida profissional muitas vezes na função de administrador é primordial, contar para orientar e motivar a equipe. Resumindo: É preciso ter uma boa bagagem de conhecimento.

3) Participar sempre que possível de eventos ligados a área em que o profissional está atuando. Pois fazendo assim, estará tendo comprometimento com a empresa e com sua função.

Quando perguntado sobre qual papel o administrado deve desempenhar nas organizações, ele nos respondeu que é promover sempre o bom andamento dos processos pré-estabelecidos, gerenciar a gestão de pessoas com eficiência e produzir resultados para os sócios e acionistas.

Para o Sr. Renato o perfil que um administrador deve possuir é:

Foco em pessoas: Fazer com que a equipe una esforços, trabalhe em conjunto, visando obter novos conhecimentos e novas habilidades.

Descobrir novas formas de administrar uma organização baseada na aprendizagem como processo contínuo de renovação e de transformação (este no entanto, está sendo o maior desafio do administrador atualmente). Saber respeitar o coletivo e ter sempre curiosidade intelectual.

Aproveitando a última resposta que obtivemos, perguntamos qual seria então, o perfil do empreendedor moderno. Ele nos ressaltou que é saber arriscar em um negócio, tendo algumas qualidades importantes, como: entender do negócio, saber fazer um plano de negócio, buscar parceiros, saber envolver as pessoas, saber criar seu perfil de trabalho condizente com o ramo escolhido e principalmente, ser honesto em todos os sentidos.

Em seguida o Sr. Renato nos respondeu quais comportamentos são esperados de um profissional do setor administrativo.

Um administrador deve ser comprometido, mas segundo ele, durante esse tempo em que está trabalhando na área, são poucos os que ele encontrou. Deve ser responsável, cumprir o que está determinado.

Deve ser político, ou seja, saber conduzir uma negociação conturbada. Ter até mesmo “jogo de cintura”. Ser parceiro, estar disposto a ajudar sempre. Confiável, verdadeiro e saber guardar assuntos importantes.

Sabemos que inovar é essencial em toda empresa, então devido a isso, perguntamos como o Sr. Renato trata esse tema. Ele respondeu que a inovação está associada diretamente nas atividades de um administrador, mas que não devemos criar o tempo todo, devemos sim também conduzir com excelência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com