TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Micro E Macro Economia

Casos: Atividade Micro E Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

Apesar do tema central do texto ser um assunto macroeconômico, seu entendimento deve seguir de uma adequada compreensão dos estudos microeconômicos. Nesta questão, conceitue inflação e descreva suas principais causas. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Segundo Vianna (2003), a inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período, sendo que num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Dentre as causas da inflação, destaca-se: inflação monetária, quando há emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; inflação de demanda, quando a demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país; e inflação de custos, que ocorre se o elevar os custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

Ainda no âmbito macroeconômico, o texto enfatiza a ação do Banco Central através da Política Monetária. Conceitue Política Monetária, diferencie suas principais vertentes (Política Monetária Restritiva e Política Monetária Expansionista) e explique o papel das taxas de juros no combate à inflação. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Conforme afirma Escóssia (2009), política monetária pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, no sentido de tentar buscar a estabilidade do valor da moeda do país. Se a Política Monetária for Restritiva, englobará um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda e a encarecer os empréstimos, como consequência, a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, ou estabilizada para desaquecer a economia e evitar a aumento de preço. Se for Expansionista, ela acelerará a quantidade de moeda e irá baratear os empréstimos, aumentando a quantidade de dinheiro em circulação, aquecendo a demanda e incentivando o crescimento econômico. As taxas de juros são fundamentais nesses processos, pois elas que irão encarecer ou baratear os empréstimos visando aquecer ou não a economia.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

Falando agora em termos microeconômicos, como a análise das leis da oferta e procura explicam esses ajustes macroeconômicos? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Segundo as leis da oferta e da procura, caso haja alguma alteração na oferta ou na procura de um determinado bem ou serviço, haverá alterações no preço e na quantidade vendida dele. Como a economia é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais, pode-se dizer que em termos microeconômicos, um determinado consumidor irá optar, muitas vezes, por comprar um determinado produto a depender das vantagens (preço ou oferta) que ele irá adquirir, e isso pode ser determinado pela lei da oferta e da procura. A partir disso, gera consequências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com