TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro I Macro Economia

Dissertações: Micro I Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 5

1- Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são aprestadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto pesquise na internet uma notícia sobre cada um destes termos como por exemplo. Você pode seguir o seguinte esquema:

“A inflação.(coloque o conceito de). Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, (coloque o trecho, parte ou resumo da notícia e complementar com algum comentário seu)”.

R= A inflação é o processo de aumento generalizado dos preços dos bens e serviços transacionados na economia, resultado de uma continua perda do poder aquisitivo da moeda. A inflação é relativa, e não absoluta, pois cada pessoa sofre uma taxa de inflação diferente, decorrente do fato de que, em determinado período de tempo, os preços de produtos idênticos ou semelhantes variam de forma distinta em cada ponto de venda e, além disso, pessoas diferentes compram produtos diferentes, em lugares e momentos diferentes, a preços diferentes e em quantidades diferentes. Portanto, a inflação que cada pessoa sente, e que envolve a comparação de preços e quantidades de produtos distintos, é necessariamente diversa da que é percebida por outra pessoa. A inflação é causa de sérios distúrbios econômico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas na medida em que beneficiam outras.

Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, O Brasil tem uma das menores taxas de investimento no mundo: 19,4% do PIB. É pouco para acompanhar um mercado interno aquecido pelo aumento contínuo de renda e emprego. O resultado é o descompasso entre oferta e demanda, uma pressão constante sobre os preços. A isso, somam-se fatores externos, como a alta das matérias-primas e a súbita enxurrada de dólares nos mercados globais, resultado da política de estímulo econômico atualmente praticada pelos Estados Unidos. Tudo somado, a inflação acelerou nos últimos meses de 2010 e deve fechar o ano pelo menos um ponto acima do centro da meta do governo. É o primeiro desafio da equipe econômica de Dilma Rousseff.

De acordo com meu pensamento a inflação é decorrente da processo de emissão monetária devido aos défices públicos, o que eleva a demanda e força a alta de preços.

R= A taxa de juros é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um credito. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem beneficiar a um poupador que decide investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de uma pessoa ou entidade que decide obter um empréstimo ou crédito. A taxa de juros é calculada em porcentagem e com frequência aplica-se de forma mensal ou anual. Isto é, que os juros permitem que uma pessoa que quer gerar rendimentos a partir de suas poupanças, coloque suas rendas em uma conta no banco, e este lhe dará um ganho mensal estipulado de acordo com a quantidade de dinheiro investida e o tempo durante o qual se comprometa a deixar esse montante num prazo fixo, por exemplo. Por outro lado, se uma empresa ou indivíduo tem a necessidade ou desejo de obter dinheiro por empréstimo, o prestamista aplicará uma taxa de juros sobre o dinheiro emprestado que dependerá do tempo em que se compromete em devolver e da quantidade de efetivo que se estenda ao interessado.

Através da mídia podemos observar, O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houve aumento no rendimento da Caderneta de Poupança. Em um cenário em que a alta do dólar pode colocar ainda mais lenha na inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, por unanimidade, subir a taxa de juros pela quarta vez seguida.

De acordo com o meu pensamento a taxa de juros aumenta a todo tempo onde o governo tem que interferir e olhar mais pela população que trabalha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com