TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de marketing

Tese: Atividades de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Tese  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz na sua composição contextual um diagnóstico empresarial com seu foco voltado para o marketing. As ações de marketing quando bem aplicada pelas organizações colhem resultados satisfatórios não só no aquecimento das vendas, mas na valorização da marca e do produto disponibilizado no mercado consumidor.

Ao contrário disto, quando não há ações definidas daquilo que se pretende alcançar e do marketing propriamente dito, as empresas podem não se tornar tão lucrativas o quanto possam transparecer.

Diante do exposto, essa produção textual traça um perfil de duas empresas do ramo de comércio varejista de veículos automotores, sendo uma da marca Volkswagen e outra da marca Mitsubishi, verificando aspectos importantes, identificando problemas e apontando soluções para as situações específicas apresentadas na pesquisa de campo.

A metodologia empregada no presente instrumento de pesquisa e conforme já citado no tópico anterior, foi à pesquisa de campo através de questionamentos aplicados sobre as atuações de marketing dentro das organizações, que constituíram no objeto de estudo desta presente produção textual.

2 DESENVOLVIMENTO

As ações de marketing quando bem combinadas levam as empresas a atrair mais clientes e valorizar sua marca e produto. Diante deste aspecto, as organizações utilizaram o marketing para satisfazer os anseios de seus clientes, sendo que para isso o foco é por meio do processo de troca (GALÃO e BERTO, 2009, p. 1).

Diante do exposto acima, o administrador deve levar em consideração diversas situações em que a organização poderá se deparar e apontar soluções. “Em cada organização, o administrador soluciona problemas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações, etc., exclusivos daquela organização” (CHIAVENATO, 2000, p. 2).

Os gerentes são responsáveis por combinar e utilizar os recursos de que dispõe a organização para garantir que essas empresas alcancem seus propósitos. A administração faz com que as empresas caminhem em direção a seus objetivos e metas (...) (KOETZ e SANTANA, 2009, p. 7)

Ao identificar problemas um dos principais objetivos do administrador é procurar apontar as devidas soluções com o fim especial de tornar as empresas saudáveis no aspecto financeiro e que essas organizações alcancem suas metas e seus plenos objetivos.

Com isso abaixo apresenta-se o resultado, a análise e a discussão da pesquisa de campo realizada em duas organizações, cujo ramo de atividade se concentra no comércio de varejista de veículos automotores da marca Volkswagen e da marca Mitsubishi.

2.1 ANALISE DOS DADOS

2.1.1 EMPRESA 1:

A pesquisa foi direcionada a empresa Montoya Veículos Ltda., com sede à Av. Rosa Cruz, 285, na cidade de Vitória da Conquista, Estado da Bahia. Empresa de médio porte tem atuação no setor de comércio de veículos automotores da marca Volkswagen.

2.1.1.1 Análise das informações coletadas

Após coleta das informações necessárias à realização desta pesquisa, fez-se uma análise minuciosa acerca das informações apresentadas. Na análise dos dados em questão identificou-se que a empresa possui um banco de dados que é atualizado mensalmente e a comunicação empresa/cliente se dá através dos meios de comunicação disponíveis, como e-mail, telefone e redes sociais. A ação de marketing é feita através de propaganda áudio visual, feiras e exposições, além de a empresa monitorar a concorrência, segundo relatou o gestor.

Uma das preocupações da empresa está na satisfação ao cliente que também entende-se como uma das ações de marketing. Na análise da coleta de dados o gestor informara que a empresa tem conhecimento das políticas monetárias que impactam diretamente no setor automobilístico, apontando neste aspecto a importância da transparência na política interna da empresa evitando transtornos e problemas que podem causar no futuro.

A organização, um dos objetos deste presente estudo de caso, opera com quatro instituições financeiras havendo bonificações a vendedores quando há o batimento de metas preestabelecidas pela gestão da empresa. Quanto aos relatórios contábeis e financeiros a administração faz uso para tomada de decisão, além de mapear as principais necessidades da empresa no tocante a administração financeira, sendo os relatórios enviados à fábrica uma das ferramentas utilizada pela alta administração para medir o desempenho operacional da organização empresarial, não só com relação a sua posição na região onde atua como sua colocação no tocante às demais empresas do setor no âmbito nacional.

Estrategicamente um dos pontos balizados na presente pesquisa como situação problema, está no oferecimento do best drive e a principal estratégia para solucionar este problema está na oferta de um vale best drive onde o cliente é agraciado com brindes no momento de ofertar o produto.

No ramo de negócio ora estudado uma das formas de atrair o cliente para adquirir os produtos ofertados pela concessionária de veículos da marca Volkswagen está na negociação, principalmente por ser a região de Vitória da Conquista um polo importante na revenda de veículos automotores onde existem variedades de marcas à disposição do consumidor. Evidente que durante as negociações surgem conflitos que são dirimidos demonstrando a vantagem de se obter um veículo dessa marca, além de mostrar aos envolvidos no processo a importância do custo benefício tanto para a loja quanto para outra parte o cliente, oferecendo meios para que o mesmo se satisfaça plenamente.

2.1.1.2 Identificação de problemas

Durante a realização da pesquisa de campo para análise do estudo de caso desta presente produção textual, identificou-se problemas com relação às ações de marketing, conforme discriminados abaixo:

a) Fortalecimento da marca;

b) Ações estruturadas de marketing;

c) Gestão de conhecimento do produto disponibilizado ao mercado consumidor;

d) Expansão da marca a outros mercados;

e) Visão do negócio.

O problema suscitado na presente pesquisa não são levados em conta pela gestão da empresa uma vez que esta entende que a satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com