TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise De Investimento

Dissertações: Atps Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................. 03

Descrição do Investimento Pretendido .......................................................................04

Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante...................................................................08

Métodos para Avaliação de Investimentos........... .....................................................15

O Efeito da Inflação na Análise de investimento.......................................................21

O Imposto de Renda e a Depreciação........................................................................24

Conclusão...................................................................................................................31

Bibliografia................................................................................................................32

INTRODUÇÃO

No Brasil observa-se que a maioria das empresas não chega a sua maturidade, ou seja, não consegue alcançar 5 anos de pleno funcionamento. O grande problema diagnosticado pelos grandes administradores/consultores é a falta de planejamento em geral.

Com isso neste trabalho será criado um projeto de investimento no ramo de comércio varejista de calçados. No qual será analisada a viabilidade econômica por meio dos critérios da: TIR, VPL e Payback. Onde apontaremos os aspectos favoráveis de cada um.

Para analisar quais os investimentos realmente bons e que possa dar um retorno favorável temos diversas ferramentas, onde por elas tomaremos decisões importantes que terão impacto direto no aumento/retorno do capital investido.

Não podemos trabalhar com o dinheiro do cliente de maneira leviana, ou seja, uma tomada de decisão errada podemos causar um prejuízo enorme.

Através dessa ATPS tomaremos ciência de como não arruinar os planos de investimentos.

ETAPA 1 – TIPOS DE INVESTIMENTO

Conceito de investimento:

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações;

Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.

A importância dos investimentos para as organizações:

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos:

• Expansão das organizações,

para poder gerar mais retorno para o investidor;

• Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos;

Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.

Os tipos de investimentos:

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias. Os tipos básicos de investimentos são:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

A importância dos investimentos:

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.

A economia de qualquer pais só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Pois para a

economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

Expansão das organizações: as organizações, em especial as privadas, têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar esse crescimento é realizando investimentos.

Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste e a obsolescência das suas maquinas equipamentos. Se essa reposição não for realizada, a organização utilizando-se de maquinas equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretará produtos e serviços mais caros e de menor qualidade que o de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivência.

Dessa forma, as organizações, pelo menos as com “saúde financeira”, mantêm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com