TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise De Investimentos

Exames: Atps Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

O CONCEITO DE INVESTIMENTO

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infraestrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros.

Resumindo tudo isso, em poucas palavras é abrir mão de um bem de valor X, para obter posteriormente um retorno deste capital investido o valor Y.

INVESTIMENTOS

Para manter uma empresa operando de forma saudável e crescendo, os executivos investem em projetos que criem valor para a empresa e para o acionista. Obviamente para chegar a um investimento de rendimento é preciso um planejamento e estudo sobre o assunto.

Tipos de investimentos:

- Investimentos em Ativos Fixos: são investimentos em terrenos, plantas, fabris, equipamentos, instalações, etc. Tais tipos de investimento imobilizam o capital e os próprios investidores são responsáveis pela sua operação, esperando obter benefícios no futuro.

- Investimentos em Ativos Financeiros: a empresa, neste caso, compra o direito de receber retornos futuros de um terceiro; por exemplo, ações, bonds, etc.

- Investimentos Intangíveis: são aqueles que não têm natureza física nem financeira, pois não existe nenhum direito de receber retornos monetários. São esses, por exemplo, os treinamentos de empregados.

Os investimentos são fundamentais tanto para a economia, quanto para as organizações, os países só podem crescer economicamente de acordo com o fluxo continuo de investimentos, pois geram empregos, novas tecnologias, avanço na ciência, formas inovadoras de administração, etc..

As organizações privadas têm como objetivo o crescimento, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno ao investidor, somente com investimentos a empresa viabiliza esse crescimento, sendo ele em maquinário, especialização de funcionários, manutenção, novos produtos ou novos serviços prestados, marketing e propaganda, todos geram retorno e acabam se tornando indispensáveis para o sucesso de uma organização.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

As principais aplicações financeiras disponíveis no Brasil São:

- CDB;

- Caderneta de Poupança;

- Debêntures;

- Ações de empresas;

- Fundos de investimentos;

- Títulos públicos

Esses investimentos podem ser classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.

RENDA FIXA

A renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente. Ao contrário do que se pensa, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados. Exemplo:

- Aplicações pré-fixadas;

- Aplicações pós-fixadas;

- Taxa Selic;

- CDI.

RENDA VARIÁVEL

A renda variável são investimentos nos quais pode haver perda do montante inicialmente investido além da perda de juro ou rendimentos. Assim, são aplicações mais arriscadas que as de renda fixa.

Principais técnicas de analise de investimentos

Valor Presente Líquido (VPL)

É a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.

Método da taxa interna de retorno (TIR)

É a taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

Payback

É o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. Quanto menor o tempo de retorno, menor o payback e melhor o projeto

Conceito de fluxo de caixa

Dá-se o nome de fluxo de caixa (ou cash flow) à demonstração que reflete quanto dinheiro sobra uma vez feito as contas àquele que sai (as despesas e os juros) e ao que entra. Portanto, a demonstração do fluxo de caixa é um balanço contabilístico que apresenta informação sobre os movimentos de caixa e afins.

A elaboração da demonstração dos fluxos de caixa permite fazer uma gestão das finanças, contribuindo na hora de tomar decisões, e ajuda a controlar as saídas (despesas) em nome de uma maior rentabilidade.

Ao realizar uma projeção dos fluxos de caixa, a empresa consegue prever se irá dispor de dinheiro suficiente para cobrir os seus gastos e, se possível, ter algum lucro. Fazer uma demonstração do fluxo de caixa é, portanto uma atividade muito importante para as pequenas e médias empresas afetadas pela falta de liquidez para satisfazer as suas necessidades imediatas. O fluxo de caixa permite realizar previsões, evitando assim soluções de emergência (tais com recorrer a financeiras ou bancos para pedir créditos de curto prazo e de elevado custo).

Fluxos de caixa relevantes

São projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão. E ele é formado por basicamente 3 partes:

1- Investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com