TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Análises De Investimentos

Trabalho Universitário: Atps Análises De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O principal objetivo deste estudo é demonstrar a importância da análise econômica financeira de investimentos, aplicando três métodos: TIR (Taxa Interna de Retorno), Valor Presente Líquido (VPL) e Período de Retorno de Capital (Payback) na loja Salto 13 investimento desenvolvido pelo grupo.

Os investimentos podem ser públicos, privados ou mistos.

Públicos são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população

Privados são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e impostos recolhidos ao governo.

Investimentos mistos é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Caixa Econômica, Banco do Brasil, Petrobrás.

Análise de Investimentos

Investimento é todo o capital desprendido no desejo de se obter lucro.

A análise econômica financeira de investimentos é um importante auxílio aos gestores, pois tende a evidenciar os prós e contras de um determinado projeto, tanto no presente, quanto em projeções futuras, ajudando-os nas tomadas de decisões.

A análise de investimento tem o propósito de estudar todo o capital investido em um determinado projeto e mapear os seus resultados futuros.

Segundo Megliorini & Vallim (2009) análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.

Assaf Neto (2009) complementa que os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que levam em conta o valor do dinheiro no tempo e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado. É geralmente feita, no entanto ao método do tempo de retorno do investimento (período de payback) o qual apesar de ser formalmente enquadrado no primeiro grupo, tem grande importância decisória e permite ainda seu cálculo em termos de valor atualizado.

As três técnicas de investimentos que se destacam são:

Payback - período de retorno: é a avaliação do tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto. Portanto, o payback sempre deve ser mensurado em tempo (dias, semanas, meses, anos) quanto, menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Ele é bastante reconhecido popularmente como “o tempo para recupera o investimento”.

VPL – Valor Presente Líquido: é um método alternativo ao do Payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo os principais componentes: Investimento Inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver. Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas (investimento) e entradas (retornos) descontadas uma taxa de atratividade.

TIR – Taxa Interna de Retorno: este método é bastante similar ao VPL, pois utiliza a mesma lógica de cálculo, todavia, apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: Investimento inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.

Descrição do Investimento Pretendido.

Loja de Calçados Femininos “Salto13”.

A escolha do investimento se deu por pesquisas no mercado feminino e por ser um sonho de consumo deste grupo sendo 90% feminino.

A loja Salto 13, situada em uma das cidades mais procuradas no ramo calçadista, Franca SP, terá área total de 65.m², com uma localização privilegiada próxima a entrada principal da cidade. O projeto arquitetônico atende às necessidades das clientes, proporcionando um ambiente acolhedor. O espaço contará com paredes totalmente espelhadas, onde serão instaladas prateleiras de vidros tornando o ambiente com impressão de maior espaço. O espaço contará com puffs espalhados por toda a loja deixando o ambiente confortável para as clientes se sentirem a vontade para provar sapatos em qualquer espaço, o piso será todo revestido de carpetes.

Dentro da estrutura de gestão de pessoas, a Salto13 contará com oito colaboradores, sendo quatro atendentes, dois caixas, um administrativo e compras e um supervisor, responsável do empreendimento.

Todos serão capacitados através de um programa de treinamentos com o propósito de desenvolver suas aptidões em: atendimento ao cliente, relacionamento interpessoal. Serão feitas avaliações constantes entre os colaboradores levando em consideração os critérios de competência, habilidades e atitude.

O grande diferencial da loja Salto 13 é para aquelas clientes que optam apenas pelo uso constante ou ocasional de calçados que tenham saltos a partir de 13 centímetros de altura, sem perder o regionalismo, por isso farão parte das prateleiras de vidro da lojas Sandálias, scapins e botas de todos os modelos porem com saltos a partir de 13 cm de altura. A loja conta com saltos de 13 á 16 centímetros de altura com ou sem plataformas e meia pata. A divulgação da Salto 13 será feita através de panfletos, nas estações de rádios locais, tudo isso visando estar mais próximo das clientes, objetivando ser a principal referência do setor de saltos alto, na cidade.

Estimativa dos investimentos

MÓVEIS E UTENCILIOS NECESSÁRIOS

Prateleiras de vidro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com