TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Monografias: Atps Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

Estatística

Estatística – É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. Onde os dados consistem em informações que vem de observações, contagens, medições ou respostas.

Os conjuntos de dados usados em estatística são chamados de população e amostra.

A população é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.

Enquanto a amostra é um subgrupo de uma população.

Os dados amostrais são usados para formar condições sobre populações e devem ser coletadas usando métodos apropriados, sem isto não terão valor.

O parâmetro e estatística são termos usados muito importante onde parâmetro é a descrição numérica de uma característica populacional e a estatística é uma descrição numérica de uma característica amostral.

No ramo da estatística temos duas ramificações consideráveis estatísticas descritivas e inferenciais sendo que a descritiva é o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados e a inferencial é o ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população.

Uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Aplicação da Estatística na área de Administração

Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento.

Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:

Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão

Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais.

Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa.

Aplicação de dados estatísticos no controle de produção.

Aplicação de dados estatísticos na área financeira de uma organização.

Aplicação de dados estatísticos na área de qualidade de processos e/ou produtos.

Das muitas informações divulgadas pelos meios de comunicação provém de pesquisas e estudos estatísticos: como média de preços, da inflação, do desemprego etc. são exemplos do nosso dia a dia e quem os divulga é o IBGE, onde a escola nacional de estatística está vinculada e é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais do governo.

A estatística tem grande influência para o conhecimento humano e são utilizados para o aprimoramento agrícola, desenvolvimento (espaciais), controle de tráfego aéreo, terrestre, na prevenção de epidemias e endemias, controles governamentais, para fornecer tomadas de decisão.

Não podemos deixar de acrescentar nas áreas das ciências naturais às sociais como a indústria na produção, testes com produtos, controle de qualidade e quantidade, estoque de investimentos operacionais, desempenho das operações e etc.

Na área de recursos humanos no controle de conhecimento, habilidade e atividades, salários, treinamento e etc.

Nas universidades e instituições de pesquisas atua como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística procurando novas metodologias.

Na área de demografia onde estudam a evolução e as características da população, mortalidade, fluxo migratório, doenças e etc.

Em marketing e análise de mercado são para as decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição, de canais e avaliação de campanhas publicitárias e etc.

Na área financeira atuam no departamento de seguros e análise (atuarial), no investimento, modelos financeiros, informações gerenciais, fluxo de caixa, indicadores financeiros, demonstrações contábeis, produtos e serviços financeiros.

Exemplo

Experimento Industrial

(QUALIDADE DE CAMISAS TERMOPLÁSTICAS PARA CABOS DE VELOCÍMETROS)

Nesse exemplo será brevemente descrito o experimento realizado na empresa Flex Products, Inc., por uma equipe conduzida por J. Quinlan, visando o melhoramento da qualidade de camisas termoplásticas para cabos de velocímetros, veja Quinlan (1985).

As camisas termoplásticas, produzidas por extrusão, são compostas por um forro interno de polipropileno extrusionado, uma camada de fio trançado e um invólucro coextrusionado. A contração excessiva das camisas após a extrusão pode provocar perturbações na ensamblagem e, consequentemente, perda de qualidade. O objetivo do experimento é encontrar as causas do encolhimento das camisas após a extrusão. Procedida à análise do correspondente diagrama de causas e efeitos (denominado também diagrama de Ishikawa ou de espinha de peixe), os engenheiros identificaram 15 fatores potencialmente responsáveis pelo defeito. Esses fatores, bem como seus níveis ou modalidades de alteração, são mostrados no quadro a seguir.

Fatores utilizados no experimento para melhorar a qualidade de camisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com