TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabilidade

Artigos Científicos: Atps De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Contabilidade: Origem, livros cntabeis e suas funções

Introdução

Há muito tempo utilizamos a contabilidade como fato para registrar fatos numéricos para diversos objetivos.

A origem da contabilidade atual conhecida comocontabilidade das partidas dobradas, surgiu nas cidades estados Italianas e remota a expansão comercial nos anos de 1300.ano consequente do desenvolvimento das operações de crédito.

Acriação da contabilidade é atribuida ao frei Luca Pacioli, que em 1494 escreveu tractatus de computis et scripturis, onde os metodos das partidas dobradas é proposto como mecanismo de controle patrimonial.

A evolução da contabilidade acompanhou o desenvolvimento comercial e industrial durante seculos.

A influência americana na contabilidade Brasileira encontra-se materializada na nova lei das sociedades por ações (lei 6404 de 15/12/76) e em todas as circulares e resoluções da receita federal posterior a resolução do imposto de renda n°1.598/77. com a persistencia brasileira durante anos considerados niveis galopantes os registro cont[ábeis tardicionais mostraram-se vitimas de deformações. Por isso o Brasil tornou-se campo de experimento na area infracionária, em decorrência foram introduzidos na contabilidade p mecanismo de correção monetária.

A correção monetaria dos balanços costuma ser acusada de provocar nas pessoas a indiferença a inflação, e de realimentar o processo inflacionário, que o levou a sua proibição após o pano real.

Principios cotábeis

A contabilidade segue principios e convenções geralmente aceitos, no Brasil a legislação os utiliza e pressupõe que sejam do conhecimento geral. Segue abaixo sete principios contábeis:

Principio da moeda como denominador comum, principio do custo histórico, principio da continuidade da empresa, principio da entidade própia, principio da realização, principio da competência e por fim principio da igualdade contábil.

Principais livros contábeis

Existem vários livros usados pelas empresas, mas vamos falar apenas os utilizados para contabilização dos atos e fatos administrativos, que são:

Livro diário, livro razão, livro caixa e livro contas-correntes.

Livro diário é obrigatório pela legislação comercial, e está sujeito as formalidade s legais extrínsecas e intrínsecas. Elementos que necessitam ter no livro diário; local e data,conta ou contas debitadas, conta ou contas creditadas, historico da operação e valor da operação. O tempo de guarda do livro diário é permanente.

Livro razão é muito utilizado na contabilidade, pois registra o movimento de todas as contas, a escrituração do livro razão passou a ser obrigatória apartir de 1991. Costuma-se guardar o livro razão por cerca de cinco anos para consultas futuras

Livro caixa nele é registrado todos os fatos administrativos que envolva entrada ou saida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com