TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Teorias Da Contabilidade

Trabalho Escolar: Atps De Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  5.768 Palavras (24 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 24

Universidade Anhanguera- Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de Ciências Contábeis

Atividades Práticas Supervisionadas- ATPS

Teorias da Administração

Alunos: RA:

Simone de Paula Queiroz

Paricia

Ana Cristhina Oliveira Bueno

Victorio Augusto Lima Carizzio

Leandro

Professora a Distância(EAD): Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Tutor a Distância(EAD):

Professora Tutora Presencial: Vivian Honório

Anápolis-GO

2013

Sumário Pág.

Introdução

Através deste trabalho iremos mostrar a evolução das teorias da administração e como essa evolução influenciou e influência ainda a maneira pela a qual a administração é aplicada até hoje.

A administração faz parte do nosso cotidiano de tal forma que muitas vezes percebemos, mas podemos colher os resultados que uma boa administração é capaz de fazer.

Iremos demonstrar como as teorias descobertas durante todos esses anos ainda hoje são utilizadas elas organizações com o intuito de atingir a plena eficiência de uma organização.

Teorias da Administração

A Administração é pertinente a todo tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não.

A teoria geral da Administração é o corpo de conhecimento a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

Henry Ford

Fundou a Ford Motors Co. Revolucionou a estratégia comercial da sua época.Criou a assistência técnica de grande alcance. Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários, estabeleceu salário mínino de U$5,00 por dia de trabalho com jornada diária de 8 horas. Em 1926 empregava 150.000 pessoas e fabricava 2.000,000 de carros por ano.

(Segundo Maximiano, 2010), São conhecimentos organizados, produzidos pelas experiências prática das organizações.

Teoria Clássica da Administração

Despontou no inicio de século XX, no quadro da segunda Revolução Industrial.

(Segundo Bonome, 2009), Enquanto Taylor, Ford e vários outros engenheiros norte-americanos desenvolviam os princípios básicos que orientaram a administração cientifica nos Estados Unidos, surgia em 1919, na frança, a Teoria Clássica da Administração, que rapidamente espalhou-se por toda a Europa.

As origens da Abordagem clássica da Administração podem ser notadas de acordo com as conseqüências geradas pela Revolução Industrial, e, por isso podem ser resumidas em dois fatores predominantes:

• O crescimento acelerado e desorganizado das empresas de uma forma geral, que impactou em um aumento da dimensão das empresas no período da Segunda Revolução Industrial e, consequentemente à substituição das teorias de caráter global.

• A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das empresas. Visando a obtenção da melhor produtividade possível dos seus recursos, fazendo face à concorrência e à competição que já eram notadas no ambiente empresarial.

Teoria da Burocracia

(Segundo Chiavenato, 2002), A teoria da Burocracia teve início na administração por volta da década de 1940, em função dos seguintes aspectos:

a) A fragilidade e a parcialidade da teoria clássica e da teoria das relações humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem permitirem uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.

b) A necessidade de um modelo de organização racional capaz de envolver todas as variáveis estruturais, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicáveis não apenas à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.

c) O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais complexos e bem definidos.

d) O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, seu criador. A Sociologia da Burocracia propõe um modelo integrado de organização e as empresas tardaram em tentar aplicá-lo na prática em sua estrutura organizacional. A partir daí surgi a Teoria da Burocracia na Administração.

O modelo burocrático de Max Weber serviu de inspiração para uma nova teoria administrativa. As características da burocracia são: caráter legal, formal e racional, impessoalidade, hierarquia, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia, especialização, profissionalização e completa previsibilidade do funcionamento.

(Segundo Lúcia Gadelho, 2008), A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica (excesso de mecanicismo) e a Teoria das Relações Humanas (sociológica e utópica em demasia).

Teoria Estruturalista

O conceito de estrutura é antigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com