TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps Economia Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

O produto que escolhemos para analisar são as botas que a partir do ano de 1830, ganharam maior destaque quando as mulheres começaram a usar botas para mostrar a fragilidade de seus pés, pois antes disso eram apenas os homens que usavam botas para ajudar a preservar as calças quando montavam cavalos. Depois do século XX vários modelos foram criados no Brasil.

A indústria calçadista desempenha atualmente um importante papel na economia brasileira no que se refere à empregabilidade. De 7 milhões de pessoas assalariadas na indústria de transformação no Brasil em 2007, a indústria calçadista é responsável por mais de 300 mil empregados, o que significa 4,3% do total da indústria de transformação.

Uma pesquisa de dimensionamento do mercado do IBOPE Inteligência apresenta um gasto por habitante de R$ 245,68. O consumidor brasileiro ainda prefere pagar à vista, modalidade que teve 59,3% das respostas. O parcelamento para a aquisição de calçados ainda não é tão aceito pelo consumidor.

Os Brasileiros gastaram em média 40 bilhões de reais em calçados no ano de 2013, sendo que 70% desses consumidores pertencem a classe C.

O número de consumidores de calçados no mês de julho/2013 subiu 11,7% com a comparação com julho/2012. Em relação a julho/2013 houve o recuo de 10,2% no acumulado dos primeiros 7 meses deste ano, a demanda de consumidores de calçados caiu 6,2% nunca antes visto neste mesmo período do ano.

Atualmente o público que mais compra desse segmento calçadista são as mulheres já que se preocupam muito em estarem bem vestidas e usando sapatos da moda. Um estudo feito pelo IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) revela que, na maioria dos casos, a compra não é planejada pelo consumidor e acontece pela proximidade com o produto e pelo encantamento provocado pela vitrine e pelo bom atendimento da loja. De acordo com a pesquisa, a emoção é o que leva à compra de um calçado na maior parte dos casos analisados. Motivos práticos – como substituição de um modelo antigo ou aquisição de um novo par para um evento especial – somam 38,7%.

As demais opções, todas ligadas a aspectos emocionais, somam 61,3% das respostas, como as compras por impulso e a vontade de sentir bonito. No entanto, segundo as repostas, de nada adianta um sapato ser bonito e não se adequar aos pés. Para 65,4%, o conforto é a principal característica do produto a ser adquirido e se sobrepõe a questões de moda e de estilo.

A loja física ainda é o principal canal de compra, utilizado por 85,4% dos entrevistados. A internet aparece em segundo lugar, com 13,2%. O bom atendimento é apontado por 52,4% como atributo fundamental para o sucesso da loja, uma vez que 72,7% dos consumidores acreditam que sofrem algum tipo de influência do vendedor na escolha do produto. Se o serviço for ruim, 75,3% afirmam que rejeitam o ponto de venda. A força da vitrine aparece mais uma vez: 33% evitam o estabelecimento se não houver exposição organizada ou bagunçada.

Uma das maiores modificações no mercado consumidor que tem crescido é a compra pela internet, pois virou sinônimo de preço baixo e comodidade para o mercado calçadista, já que os usuários conseguem muitas ofertas e descontos nos portais de compras online, além disto, as facilidades em poder adquirir um bom calçado são enormes, uma vez que lojas virtuais dispõem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com