TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Econômia Etapa 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Econômia Etapa 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

Economia;Maximização de Lucros

A Economia como ciência, se organiza, adotando um conjunto de categorias e elementos, segundo alguns critérios, cada um deles adequado ao objetivo do estudo, do processo de raciocínio, de finalidade objetiva. Dessa maneira, é possível se estabelecer critérios diferentes para os diferentes processos com que as Ciências Econômicas trabalham. Foi partindo desse princípio que, no século XX, se generalizou a divisão dessa ciência em dois grandes segmentos de estudo, a Microeconomia e a Macroeconomia. A Macroeconomia estuda o ambiente global, institucional e internacional em que a empresa precisa operar, enquanto que a Microeconomia trata da determinação de estratégias operacionais ótimas para empresas e indivíduos.

A Microeconomia é também chamada de “teoria dos preços”, uma vez que examina a formação de preços em mercados específicos, ou seja, como os consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente. Ao estudar a teoria dos preços a Microeconomia analisa,a oferta dos bens e serviços de consumo(comportamento dos produtores),a demanda desses produtos(o comportamento e reação dos consumidores),as várias formas como o mercado se comporta(monopólio,oligopólio e livre concorrência),por fim a oferta e procura de fatores de produção e suas respectivas remunerações.

As empresas hoje buscam constantemente investir na Maximização de lucros, as que não fazem isso provavelmente não sobreviverão. As empresas que conseguem se manter por longos anos no mercado competitivo, tem investido muito na maximização de lucros a longo prazo, o que se tornou nos dias de hoje prioridade.

O resultado financeiro positivo de uma empresa (o LUCRO),corresponde a diferença entre receita total e custo total da empresa, assim podemos representar da seguinte forma ;Lt (lucro total)=Rt(receita total de vendas)-Ct(custo total de produção).A empresa que quer maximizar seus lucros deve assim escolher o nível de produção que quer trabalhar para atingir os objetivos de lucros desejáveis.

Define-se como receita marginal(RMg) o acréscimo da receita total da empresa quando essa vende uma unidade adicional de seu produto, e custo marginal(CMg)é o acréscimo do custo total de produção da empresa quando essa produz uma unidade adicional de seu produto. Quando a receita marginal supera o custo marginal, o empresário terá interesse em aumentar a produção, afinal a cada unidade que é fabricada a mais seu lucro aumentará, já que sua receita marginal é maior que seu custo marginal.

Popularização "inflaciona" programas de milhagem

Como exemplo de maximização de lucros temos a empresa aérea TAM, em maio deste ano de 2011, a empresa resolveu alterar a pontuação necessária para o resgate de milhas aéreas. O montante passou de 10 para 15 mil pontos em classe econômica,15 para 20 mil pontos em classe executiva e de 20 para 30 mil pontos em primeira classe.

Isso ocorreu devido ao aumento de numero de passageiros, pois ,desde de 1993 houve um congelamento dos preços das passagens aéreas.Para o consultor de varejo financeiro Boanerges Ramos Freire,o aumento de números de passagens aéreas e consequentemente de pessoas dispostas a pagar por esse serviço fez com que a empresa TAM deixa-se o benefício que ela foi a primeira brasileira a implantar mais “caro”.

"Possivelmente, a empresa calculou que os clientes que perderia com a medida seriam compensados pelo número de pessoas dispostas a pagar pela passagem. É uma análise mercadológica que pode se tornar um 'tiro no pé' porque os concorrentes cada vez mais oferecem facilidades para a troca de passagens" ( Boanerges Ramos Freire)

Dessa forma podemos perceber que neste caso a empresa está investindo na maximização dos seus lucros, mas que deve ficar atenta a concorrência de mercado.

Chaves' vira brinde no Mc Donald's!

Com a intenção de maximizar seus lucros o Mc Donald’s investe em brindes para as crianças que são amantes do Mc lanche feliz, acostumadas aos bichinhos de pelúcias personagens de filmes, desta vez elas terão uma surpresa, o novo brinde será a turma do Chaves, que foi inspirado pela inesgotável força que tem o seriado mexicano até os dias de hoje. Na opinião do grupo este tipo de estratégia é valida mais não correta, muitas vezes as crianças compram o lanche só pelo brinquedo, já que os que são vendidos avulsos são muito mais caros, então é melhor pagar pelos dois, mas é uma estratégia que vem dando certo há muitos anos.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »