TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Princípios da escola clássica de administração

Tese: Atps Princípios da escola clássica de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

A preocupação básica da organização era o aumento da produtividade e o lucro, os operários eram tratados como escravos não podiam descansar, a jornada de trabalho era longa, e com isso fabricavam produtos com péssima qualidade e o resultado para a fabrica era o aumento de custos. Os operários trabalhavam no limite das suas forças físicas e psicológicas e nesse ritmo contínuo, o que fazia que inúmeros operários fossem à loucura .Nessa época os chefes não tinham nenhum controle.

Atualmente o objetivo das organizações é o mesmo visando à produtividade e o lucro, mas com maior qualidade nos produtos, agora temos treinamentos para qualificar os funcionários, e tecnologias. Os chefes, coordenadores são mais ativos tem comando, controle e executam o trabalho, foi reduzida a jornada de trabalho dos funcionários, aumento nos salário, valorização do funcionário, plano de carreira e uma série de benefícios tudo isso se deve a teoria de administração cientifica que teve inicio com Taylor e Fayol com a teoria clássica. A única semelhança é em relação ao objetivo, ambos visam maior produção e lucro.

Passo 3

Aplicar na padaria Q Pão os Princípios da Escola Clássica da Administração a fim de ajudar a organização estrutural da empresa:

1)Demonstrar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na Q Pão e reduzir custos de produção.

Acho que a primeira ação seria reduzir a jornada de trabalho, além de contratar pessoas especializadas para o cargo administrativo, os princípios de Taylor que devem ser aplicados, é o planejamento, preparo controle e execução. Divisão do trabalho, e o operário especializado na área de atuação.

O estudo dos tempos e movimentos foi a divisão do trabalho e a especialização do operário a fim de elevar sua produtividade. Depois disto, cada operário passou a ser especializado na execução de sua área ou de tarefas simples complementares para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método.

No caso da padaria Q pão esse conceito não é suficiente para levar a empresa a eficiência e reduzir os custos. O que notamos principalmente é que o Sr. Breed não tem “voz” e a jornada de trabalho é longa (6h às 21h), de segunda a segunda, incluindo feriados e com isso os funcionários não estão satisfeitos, começar a redução da jornada de trabalho e ter mais poder de comando com relação aos funcionários, a empresa esta bastante desorganizada tanto na parte administrativa e na produção, e a consequência disso esta no desempenho dos funcionários.

2) preparar um estudo de tempos e métodos visando melhorar a produção da padaria?

As melhorias seriam na implantação de novas tecnologias, planejamento no interior e exterior da loja, excelência no atendimento, degustação, controles das pessoas especializadas na determinada área. A estética da padaria, sempre será o fluxo do cliente, permitira que ele conhecesse a loja e visualize os produtos estrategicamente colocados em departamentos distribuídos. O bom atendimento conquistara os clientes, os funcionários devem ser treinados e o bom humor é indispensável, com tudo trará mais vendas e lucros. A degustação não representaria perda de vendas ou desperdício, mas sim uma forma de o cliente conhecer os produtos. A implantação de controle na empresa é muito importante, o panificador deve ter total conhecimento na área.

O sistema produtivo da QPÃO está apresentando desempenho baixo, existem diversos fatores que provocam este problema, entre eles: o setor da confeitaria, com base nestas informações elaborou cinco principais métodos para melhorar a produtividade.

VALORIZAÇÃO SALARIAL: A valorização salarial é importante ao funcionário, principalmente no setor de produção, dificilmente um funcionário terá bom desempenho se não estiver satisfeito com seu salário. Este método é importante para melhorar o desempenho do confeiteiro, onde a padaria tem sofrido no âmbito de produção.

REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA: Em uma analise é perceptível a desmotivação dos funcionários, é preciso reavaliar a distribuição horária dos funcionários, o método da redução de trabalho visa reduzir o nível de stress e cansaço dos funcionários aumentando o desempenho de um modo geral.

ESCALA DE HORÁRIO: Modificar o sistema de trabalho, tanto em relação aos turnos, quanto aos finais de semana, criar uma escala fixa, onde será distribuído os dias de trabalho e os dias de descanso de cada funcionário. Esta escala deve ser definida pelo proprietário, evitando faltas e sobrecarga aos demais funcionários.

SELEÇÃO E TREINAMENTO: É necessário identificar a aptidão de cada funcionário, o setor mais emergente é o da confeitaria, pois tem somente um confeiteiro para atender o horário de funcionamento da Padaria ( 06:00 às 21:00) ; ( segunda à segunda). Por este motivo, deve-se identificar a aptidão dos padeiros ou do atendente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com