TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Teoria Da Contabilidade

Exames: Atps Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.348 Palavras (14 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 14

Uniderp/ Anhanguera Júlio de Castilho

Campo Grande – MS

Ciências Contábeis

Teoria da Contabilidade

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera

Uniderp pólo Júlio de Castilho como parte dos

requisitos de avaliação da disciplina Teoria da Contabilidade,

ministrada no curso de Ciências Contábeis geral sob a

orientação da Prof. Mª Juliana Leite Kirchner

Teoria da Contabilidade

Prof. Mª Juliana Leite Kirchner

10/2013

Campo Grande/MS

Uniderp / Anhanguera Júlio de Castilho

Campo Grande – MS

Ciências Contábeis

Teoria da Contabilidade

Adriano Mendonça Martins RA: 412279

Alex dos Santos Gonçalves RA: 431246

Arthur Giron Arguelho Carvalho RA: 419491

Manoel Sousa de Almeida RA: 441724

José Henrique Pereira Brito RA: 416120

Elissandra Silva Santos RA: 446179

Teoria da Contabilidade

Prof. Mª Juliana Leite Kirchner

10/2013

Campo Grande/MS

1 - Objetivos da Contabilidade

Contabilidade resume-se em um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Seus usuários podem ser pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade, podendo ser eles:

 Acionistas;

 Credores em geral e emprestadores de recursos; e integrantes do mercado de capitais;

 Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade.

Informação de natureza financeira, tal como fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como:Informação de natureza física gera complemento aos valores monetários (quantidade de serviços, de clientes, de funcionários, depósitos e etc.).

Constituem o Núcleo Central da Contabilidade, relatórios de natureza financeira e econômica. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode causar deficiência enorme para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

2 - Semelhanças de uma vida financeira particular e de uma empresa.

Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Entre elas, uma das semelhanças são as entradas e saídas de capital. Na vida financeira particular o capital entra através do salário e uma alternativa para aumento da renda são os trabalhos extras. Já a empresa recebe a entrada do capital através de seus produtos vendidos e consumidos pelos clientes. Pode-se citar como outra semelhança o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido.

O objetivo de uma empresa e de uma vida financeira particular é lucrar e obter ganhos com baixo custo e perdas desnecessários, economizar e investir. As ‘saída’ da vida financeira particular vem através das minhas despesas, como conta de água, conta de energia elétrica, internet, telefonia, necessidade intima e higiênicas como corte de cabelo e perfumes, prestações da casa ou automóveis, impostos, alimentação, diversão, entre outras. As ‘saída’ de uma empresa vem através de salários a pagar para os funcionários, matéria prima para criação de seus produtos, serviços terceirizados, energia elétrica, empréstimos, aluguéis, encargos sociais a pagar entre outros. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações.

Outra semelhança entre a vida financeira particular e a empresa, são as contas a receber, crédito no banco. Tanto eu como a empresa prestei serviços para uma empresa, na parte da empresa são para os clientes e na minha parte para a empresa que trabalho, porém somos remunerados com um valor em dinheiro, então ambos recebemos pelo o que exercemos. Existe a empresa que paga por serviços terceirizados, já no meu caso os terceiros são a minha empregada, pedreiros, pintores, etc.

Semelhanças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com