TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps: Teoria Da Contabilidade

Monografias: Atps: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  5.194 Palavras (21 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO DA CONTABILIDADE – Etapa 01 4

Passo 01, Passo 02 e Passo 03 5

RESUMO ARTIGO – Etapa 02 (Passo 01) 6

EXERCÍO DE FIXAÇÃO – Passo 02 8

PLANILHA – PLANO DE CONTAS (Passo 03) 10

RELATORIO DE EMPRESAS E SUAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Etapa 03 (Passo 01, 02 e 03) 12

IMPORTÂNCIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO CENÁRIO CORPORATIVO BRASILEIRO – Etapa 04 (Passo 01) ......................................... 19

PLANILHA (Passo 02) 21

DESAFIO ATPS (Passo 03) 23

CONCLUSÃO 26

BIBLIOGRAFIA 27

INTRODUÇÃO

Desde o inicio do Mercantilismo, o homem buscou formas de contabilizar os lucros de um negócio, com a finalidade de alcançar máxima eficiência no que tange à saber o que pagar e o que receber, muitos foram os estudiosos que propuseram a fazer modelos contábeis que pudessem enfim melhorar a forma de como organizar as finanças de uma empresa em geral, porém com os estudos apresentados em suas obras Luca Pacciolli demonstrou que o método das partidas dobradas era o mais eficaz e até os dias hoje, em plena era moderna, os estudos sobre a Teoria da Contabilidade vem avançando afim de facilitar a funcionalidade do contador na apresentação dos dados aos usuários secundários ou sociedade em geral.

A finalidade deste trabalho é demonstrar as técnicas contábeis que foram devidamente ensinadas e formalizar um conceito próprio do que vem a ser a Teoria da Contabilidade e suas aplicações.

Etapa 01

Passo 01

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A contabilidade tem por objetivo fornecer informações estruturadas, de natureza econômico-financeira e social aos usuários internos e externos de uma organização. Tal objetivo visa tão somente permitir que supervisores e gestores desta organização possam estabelecer metas e estratégias para dar ênfase a projetos atuais e futuros, bem como proporcionar que entes externos e investidores possam avaliar a situação financeira desta organização.

A contabilidade é coração da empresa, pois sua finalidade é apresentar de forma segura e precisa as demonstrações financeiras, bem como demonstrar perante sócios ou acionistas, a real situação financeira da empresa e indicar quando e como poderão ser realizados os novos investimentos e demais decisões administrativas, pois é sabido que sem a contabilidade fica impossível saber quando tomar decisões, sem saber a real situação da empresa ou mercado.

Para o contador, faz-se necessário o uso de sua principal ferramenta, denominada Demonstrações Contábeis, ao qual objetivam apresentar resultados de uma gestão mediante a prestação de contas, esta realizada em geral após o término de um exercício. Tal prestação de contas se dá após o levantamento de dados e análises dos mesmos através de auditoria interna que avalia todas as demonstrações contábeis registradas nos livros contábeis e se estas obedecem aos padrões, regras e leis, pois tais demonstrações contábeis deverão ser expressas em meios de comunicação escrita para que usuários externos possam visualizar como anda a situação financeira da organização.

Passo 02

Em uma empresa dos dias atuais, questões quanto à redução de custos, sempre estão em pauta como missão destas, visando tão somente à plena economia e gastos desnecessários, as empresas cada vez mais investem em politicas de aproveitamento de recursos e desenvolvimento de práticas sustentáveis.

É fato que os usuários externos, tais como acionistas e investidores ao analisarem as demonstrações financeiras de uma organização, também observam os planos desenvolvidos para área sustentável o que tornam esta atraente aos olhos de tais entes externos. Assim sendo observamos as atitudes de funcionários de uma organização, estes comprometidos com as políticas de sustentabilidade desta empresa, pois através da reunião entres os gestores, procuraram estabelecer metas para fins eliminar gastos e assim contribuir para um ambiente mais harmônico.

A ideia baseia-se na de um funcionário do setor contábil que após estudos aplicados a gestão de risco e recursos humanos, ao qual explanou que em uma organização, os controles financeiros são organizados e auditados por um contador que após a exposição do balanço patrimonial poderá expor aos gestores os lucros e os gastos realizados em um exercício, comparando em nossa vida pessoal não é diferente, um trabalhador exerce sua função e é remunerado após um mês de trabalho, tendo este a suas responsabilidades com gastos mensais como água, luz, telefone, cartão de crédito, alimentação e vestuário.

Em geral realizamos um planejamento orçamentário, onde procuramos anotar e organizar o que pagar em suas devidas datas, sempre observando para não gastar além do orçamento proposto e comprometer a renda, em uma empresa, cabe aos setores contábeis, financeiros e administrativos tal organização, sabe-se que em uma empresa, o setor financeiro organiza em planilhas orçamentárias todos os pagamentos a serem realizados, sendo eles de salários, prestações de serviços, tributos e demais contas de agências reguladoras como água, luz e telefone.

Mesmo na vida particular é normal termos gastos variáveis que venha a surgir devido a momentos imprevisíveis, a solução neste caso está na máxima observação por parte de pessoal competente para fins de evitar risco financeiro e com isso gerar uma situação financeira irregular, tendo com prejuízo o afastamento de investidores, na vida pessoal o controle constante dos gastos evita que possa ter o crédito suspenso no mercado.

Etapa 02

Passo 01

O presente artigo através dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com