TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps empreendendorismo

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Disciplina: Empreendedorismo

Grupo Turma: N10

Anderson de Freitas Aschidamini RA 409417

Claudia Campezatto RA 407514

Carmen Vera Goni Moraes RA 418521

Maicon da Silva Maria RA 415475

Meliana Cardoso Balena RA 405660

Professor Me. Luiz Manuel Palmeira

Tutor Presencial: Guilherme Lorenz

Tutor à distância: Márcio Ferreura

         

       

Porto Alegre/RS

Junho/2013

APRESENTAÇÃO

O Brasil experimenta grandes transformações econômicas, acentuadas nos últimos dez anos com a estabilização monetária e intensas reformas estruturantes em todos os setores da nossa sociedade.

A indústria automobilística foi uma das principais impulsionadoras deste processo, instalando-se em diversas regiões do país e vem colocando nas ruas de todas as cidades milhares de veículos. Segundo a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no último mês de maio, foram emplacados quase 500 mil veículos em todo o território nacional. No tocante a Porto Alegre, dados da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), indicam que circulam em nossa capital, uma média de 153 novos carros todos os dias.

Considerando este cenário e avaliando que nossas vias de tráfego continuam as mesmas, de uma maneira geral, grandes centros urbanos como Porto Alegre, encontram extrema dificuldade em acomodar em média um carro para cada 2 habitantes e adicione-se a isto o fato de que outros milhares de veículos ingressam em nossa cidade, oriundos da região metropolitana. Como resultado destes gargalos, a dificuldade em encontrar terrenos disponíveis para estacionar esta enorme frota que cresce 8% ao ano, e a criação pela prefeitura de áreas de estacionamento rotativo nas ruas, denominadas de Área Azul, apenas atenuaram uma dificuldade evidente de prover novos espaços para estacionamentos.

A dificuldade em encontrar locais disponíveis no centro da cidade e regiões adjacentes, são outro empecilho para aumentar o número de vagas. Projetos de estacionamentos subterrâneos já são considerados como uma alternativa, porém tem alto custo de implementação e consequentemente uma taxa de retorno que demandaria anos.

Vivenciando estas dificuldades como cidadãos, as empreendedoras Carmem, Cláudia e Meliana, em parceria com os sócios Anderson e Maicon, planejaram um modelo de negócio que entregue uma solução que ofereça vagas de estacionamento em um local estratégico da cidade, agregando preços e serviços competitivos.

Disponibilizar um estacionamento que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre com a presença e olhar atento dos sócios, certamente agregará serviços de qualidade e segurança para os clientes.

ANÁLISE DE MERCADO

Iniciar uma atividade econômica no setor de serviços tende a ser promissor pelo simples fato de que este setor cresce independente de crises e instabilidades globais e locais. Independente dos esforços para diminuir o número de carros nas ruas usando como alternativa o transporte público ainda é um desafio para milhares de cidades no mundo.

 Identificamos como clientes em potencial, todos os proprietários de veículos automotores que residem, trabalham ou freqüentam o centro e regiões próximas. Sabendo que as iniciativas do Governo Federal de reduzir o imposto sobre a produção de industrializados e facilitar as condições de financiamentos, colaboraram muito para que cidadãos de diferentes classes econômicas pudessem adquirir veículos.

Aproveitando a oportunidade de estar adequado ao Plano Diretor do município de Porto Alegre, no quesito mobilidade urbana, este projeto vem ao encontro da ênfase em integrar modais de transporte como forma de racionalizar o uso do sistema viário, integrando carro, ônibus e bicicletas. Daí a importância em nos localizarmos estrategicamente no bairro Azenha, próximo aos pontos de ônibus, que em breve funcionarão como BRT´s (Bus Rapid Transit) e também dos locais de retirada e entrega das bicicletas disponibilizadas pela cidade, na modalidade de locação por fração de horas.

Uma vez que a maioria dos estacionamentos rotativos estão localizados no centro da cidade há muitos anos, percebe-se uma demanda acima da capacidade destas empresas, que aproveitando este fato, aumentam os preços regularmente, principalmente para os primeiros trinta minutos de utilização, tornando financeiramente atrativa a opção de combinar a utilização de algum transporte público ao deixar seu carro mais afastado do centro.

Resumem-se ao grupo de fornecedores necessários para implementação deste negócio, os que oferecem suprimentos de limpeza e os equipamentos para automatização de tarefas como a impressão dos tickets para entrada e saída, assim como aqueles que possam fornecer facilidades para a manutenção e gestão do empreendimento em questão.  

PLANO DE MARKETING

Disponibilizar vagas para estacionamento será a força motriz deste negócio e a inclusão de mais serviços e facilidades devem acontecer à medida em que forem auferidos os resultados da demanda e utilização nos primeiros três meses.

No momento inicial, pretendemos oferecer uma razão de 80% na modalidade rotativo (onde o cliente paga uma fração inicial de 30 minutos, seguida de valores decrescentes nas próximas horas utilizadas, até o valor máximo de uma diária). Os 20% restantes serão oferecidos na modalidade mensalista (quando o cliente pagará um valor fixo, mensal para utilizar os nossos serviços). A medida em que observarmos o fluxo de utilização, pretendemos racionalizar esta proporção, de maneira que a ociosidade seja a menor possível.

Desenvolver parceria com empresas de sinalização gráfica para divulgar a localização do empreendimento em locais onde o fluxo de veículos possa levar a nossa empresa, antes que o cliente em potencial chegue ao centro. Utilizar frases de impacto como: “Economize deixando seu carro conosco e pedale 5 minutos até o centro”, ou ainda: “Estacione com a gente e vá ao centro de BRT”.

Uma vez que a estratégia deste negócio é justamente oferecer um preço diferenciado em relação a concorrência, faz-se necessário escolher uma localização que propicie um aluguel diferenciado em relação as parcas opções disponíveis no centro da cidade, é fundamental que seja possível deixar o veículo aos nossos cuidados e imediatamente acessar os meios de transporte público como ônibus e bicicletas, assim como deslocar-se até o centro caminhando. Por isso foi escolhido o bairro Azenha, o mais próximo possível do Largo da EPATUR, para que possa também ser utilizado pelas pessoas oriundas da região metropolitana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com