TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atrair recursos financeiros para a empresa

Projeto de pesquisa: Atrair recursos financeiros para a empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

01

Fase de constituição da empresa:

Tudo começou na década de 1940 quando o paulista Auricélio Penteado que era proprietário de uma rádio de São Paulo,ansioso por conhecer os índices de audiência de sua emissora, foi até os Estados Unidos estudar, para aprender as técnicas de pesquisa. Quando voltou ao Brasil, ele começou a medir a audiência das rádiosde São Paulo e, curiosamente, constatou que a sua rádio não estava entre as mais ouvidas entre o público.

A partir daí, no dia 13 de maio de 1942 vendeu a rádio e passou a dedicar-seexclusivamente às pesquisas com a fundação do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), que tinha com objetivo realizar pesquisas sobre os hábitos, gostos e preferências do público,estudos de mercado, e manter um serviço de monitoramento de ouvintes de rádio em todas as horas do dia, apurando os índices de audiência de cada estação, com um rigor até então nunca conseguido.Os obstáculos financeiros para solidificar a marca IBOPE foram superados com o apoio de pessoas tão empreendedoras quanto ele próprio, a partir daí a IBOPE ficou conhecida ate hoje como a maiorempresa de pesquisas do Brasil, e se expandido para diversos países da America Latina, tendo como objetivo medir diversas pesquisas de boca de urna, política e opinião pública.

Com a incorporação da Cipex, empresa especializada em levantamentos sobre a veiculação de anúncios nos diários de São Paulo, Santos e Campinas, o IBOPE passou a oferecer, ainda no primeiro mês de existência, o ranking dos principais anunciantes dejornais, produto que foi bem aceito pelo mercado.”

Nesse trecho do texto mostra que com o a incorporação da Cipex, Auricélio Penteado teve novas oportunidades e passou a oferecer novos anúncios dos ranking dos principais anunciantes de jornais, sendo assim descobrindo novas oportunidades.

Levantar recursos financeiros para a empresa

“Os obstáculos financeiros para solidificar a marca IBOPE foram superados com o apoio de pessoas tão empreendedoras quanto ele próprio. Entre os que acreditaram na iniciativa inovadora de criar um instituto de pesquisa no Brasil e investiram neste projeto estavam: Cícero Leuenroth, fundador da Standard Propaganda; João Alfredo Souza Ramos, da Agência Panam; Richard Penn, da Colgate-Palmolive; Brasílio Machado do Neto, da Associação Comercial de São Paulo, além de outros que colaboraram com pequenas cotas.”

Nesse trecho do texto mostra que Auricélio Penteado teve o apoio financeiro de outros empreendedores para que sua empresa se desenvolvesse.

03

Em 1990, o IBOPE associou-se a Millward Brown, passando a oferecer também serviços relacionados aestudos de marcas e comunicação.”

“Além disso, o IBOPE associou-se a empresários no México, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Argentina. A partir dessas parcerias, iniciou o fornecimento de dados consolidados da América Latina para TV a cabo. Mais do que simples mudanças na diretoria, a participação de Carlos Augusto e Luis Paulo no comando da empresa representou o início de uma nova fase.”

“Especialmente na última década, a continuidade da expansão exigiu a criação de uma holding, hoje formada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com