TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa)

Artigo: ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) chegaram ao Brasil da década de 90, juntamente com as empresas estrangeiras, tendo sua origem centrada no MRP (Material Requirement Planning – Planejamento das Necessidades de Matérias) e no MRPII (Manufacturing Resources Planning – Planejamento dos Recursos de Manufatura).

O sistema MRP teve seu por volta de 1960 e tinha como objetivo o planejamento e organização de toda a lista de materiais, para atender à demanda dependente, levando em consideração todas as variáveis compreendidas no processo como, por exemplo, o nível de estoque.

Segundo Haberkon (2004), “os sistemas MRP, basicamente, calculam as necessidades de compra de matérias-primas e produção de componentes a partir da previsão de vendas e de uma solicitação de estoque”. Estes sistemas informavam o que deveria ser produzido e o que deveria ser comprado, porém não informava como.

A partir desse sistema, na década de 80, surgiu o MRPII, o qual oferecia informações adicionais tais como saber quem vai produzir, quando e com quais recursos.

Segundo Corrêa, Gianesi e Caon (2001, p. 139), “o MRP II diferencia-se do MRP pelo tipo de decisão de planejamento que orienta; enquanto o MRP orienta as decisões de o que, quanto e quando produzir e comprar, o MRP II engloba também as decisões referentes a como produzir, ou seja, com que recurso”.

Porém, estes sistemas, atendiam a departamentos específicos e não promoviam uma integração total entre os diversos departamentos da empresa. Como o mercado torna-se cada vez mais exigente e a concorrência cresce a cada dia, percebeu-se que era necessário desenvolver outros módulos, tais como: gestão de RH, Vendas, Finanças, Controladoria, entre outros para que fosse possível suportar a necessidade de informação de toda a empresa. Surgindo então o ERP para atender a este propósito.

2.2 Definição

ERP é definido como um software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças, recursos humanos, vendas, entre outros.

É um sistema amplo de soluções e informações com banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um único ambiente computacional.

O sistema ERP facilita o fluxo de trabalho pois necessita a entrada de informações uma única vez. Por exemplo, um representante de vendas grava um pedido de compra no sistema ERP da empresa. Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a expedição podem checar o status da ordem de produção e estimar a data de embarque. O estoque pode checar se a ordem pode ser suprida pelo saldo e podem então notificar a produção com uma ordem que apenas complemente a quantidade de itens requisitados. Uma vez expedida, a informação vai direto a relatório de vendas para gerenciamento superior.

O ERP emprega a tecnologia cliente/servidor. Isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base de dados única (servidor). O banco de dados interage com todos os aplicativos do sistema, desta forma, elimina-se a redundância de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas.

Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com