TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualmente Planejar, Organizar, Dirigir E Controlar são As Principais Ferramentas Que Sustentam As Organizações De Sucesso No Mercado, Pois A Complexidade Dos Cenários Empresarias E As Incertezas Quanto á Sua Sobrevivência Fazem Com Que As Empresas

Artigo: Atualmente Planejar, Organizar, Dirigir E Controlar são As Principais Ferramentas Que Sustentam As Organizações De Sucesso No Mercado, Pois A Complexidade Dos Cenários Empresarias E As Incertezas Quanto á Sua Sobrevivência Fazem Com Que As Empresas . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  6.379 Palavras (26 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 26

SOCIEDADE EDUCACIONAL CONCÓRDIA LTDA

FACULDADE CONCÓRDIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAMILA KEHL

LIGIA SPRICIGO

IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE GERENCIAL NO MERCADO KELL

CONCÓRDIA

2011

SOCIEDADE EDUCACIONAL CONCORDIA LTDA

FACULDADE CONCORDIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAMILA KEHL

LIGIA SPRICIGO

IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE GERENCIAL NO MERCADO KELL

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis pela Sociedade Educacional Concórdia Ltda

Orientador: Professor: Célio C. Júnior

CONCÓRDIA

2011

O autor presta homenagem ou dedica o seu trabalho. (A dedicatória é Elemento Opcional)

O autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho. (Elemento Opcional)

O autor transcreve um trecho de livro, relacionado com a matéria tratada no corpo do trabalho. Deve-se informar a fonte: autor, ano, p. x. (A Epígrafe é um Elemento Opcional).

RESUMO

Elemento obrigatório é a apresentação clara e concisa do conteúdo do trabalho, não devendo ultrapassar 500 palavras, na redação dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa, não fazendo parágrafos. Após o resumo devem constar as palavras-chave e/ou descritores relativos aos assuntos da monografia, conforme NBR-6028:2003.

Palavras-Chave: (três, devem estar separadas por ponto e vírgula)

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 8

1.1 TEMA 8

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 8

1.3 PROBLEMA 10

1.4 OBJETIVO 10

1.4.1 OBJETIVO GERAL 10

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11

1.5 JUSTIFICATIVA 11

II FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 13

2.1 CONTABILIDADE 13

2.2 CONTABILIDADE GERENCIAL 15

2.3 CONTABILIDADE GERENCIAL X CONTABILIDADE FINANCEIRA 17

2.4 CONTROLES GERENCIAIS 20

2.5 CONTROLE DE CAIXA 22

2.6 CONTROLES DE CONTAS A RECEBER 23

2.7 CONTROLE DE CONTAS A PAGAR 25

2.8 CONTROLE DE ESTOQUES 26

2.9 FLUXO DE CAIXA 28

2.10 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 29

III REFERÊNCIAS 35

I. INTRODUÇÃO

1.1. TEMA

Implantação de Controles Gerenciais no Mercado Kell.

1.2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A contabilidade surgiu da necessidade do homem de obter informações econômicas e financeiras a respeito de seus negócios, onde também se preocupava em mensurar a sua riqueza, mas a medida que o tempo foi passando foram aperfeiçoando as técnicas para viabilizar e controlar o patrimônio dos homens.

Atualmente, os avanços tecnológicos para o controle das empresas vêm sendo marcados por um ritmo acelerado de variedades e inovações que afetam os rumos das organizações, sendo assim, os administradores necessitam de informações para manterem-se atualizados e para que o desempenho da empresa não seja afetado.

Através de inúmeras evoluções o ambiente empresarial passou a ser mais competitivo, sendo necessária maior atuação do profissional de contabilidade, para melhorar os sistemas de informações gerenciais, pois muitas organizações apresentam dificuldades em estruturar o desenvolvimento de seu negocio e, conseqüentemente, de tomar a decisão adequada. Com margem de lucro cada vez menor, as empresas têm necessidade de reduzir custos de forma que o capital investido tenha retorno.

Nas pequenas empresas, geralmente administradas pelos sócios, é visível a carência de informações a respeito do mercado consumidor, da concorrência, da formação de preços, do controle dos gastos, do controle dos estoques, da legislação, entre outros itens abordados como ferramenta do controle gerencial.

A empresa foco deste estudo atua no comercio varejista de mercadorias em geral, a mais de 08 anos. Nesta empresa não há procedimentos de controles gerenciais, cabe ainda ressaltar que não existe nenhum controle de caixa ou de contas a pagar, controles de pagamentos. Mas sabe-se que todas as contas são pagas em dia, e que não possuem controle sobre o faturamento mensal. A empresa faz uso do caderno onde constam as entradas e saídas, mas ao final do mês não se sabe se o que entrou foi suficiente para pagar as contas e comprar mais mercadorias.

As retiradas do caixa não obedecem nenhuma regra, pois são feitas a qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com