TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Com Instrumento De Gestão Para PME

Trabalho Universitário: Auditoria Com Instrumento De Gestão Para PME. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O crescimento das pequenas e médias (PME’s) empresas tem grande valor para o desenvolvimento econômico e social do país, pois proporciona a geração de novos empregos, gera mais oportunidades, o que acaba contribuindo e muito para nossa economia. O grande problema é que muitas dessas empresas não conseguem prosperar, muitas das vezes não passando do primeiro ano de atividade, devido, dentre outros fatores, a má gestão por parte dos empresários.

Diante de um contexto de dificuldades em se manter no mercado e mais ainda diante da relevância do setor de pequenas e médias empresas para a economia brasileira, existem mecanismos, ferramentas que podem contribuir para a redução, em tão curto prazo dessas empresas. Um suporte para essas empresas está no uso de auditoria que pode ajudar a minimizar esse risco de “mortalidade” das empresas de forma prematura através do direcionamento de ações e levantamento de erros.

Atualmente essas empresas estão percebendo a relevância dos controles de auditoria como uma importante ferramenta de gestão, que se mostra eficiente ao evitar não só a ocorrência de erros e procedimentos ilegais ou fraudulentos que poderiam ocorrer, evidenciando assim os altos níveis de mortalidade, ainda nos primeiros anos de atividade, na maioria das vezes, à gestão do negocio.

Observa-se que são muitos os benefícios proporcionados pelo uso da auditoria e que mesmo ainda não sendo amplamente reconhecida como uma importante ferramenta de apoio a gestão, possui um relevante papel no contexto organizacional. Diante do exposto, esse projeto de estudo pretende apresentar e ressaltar a auditoria como ferramenta principal que contribui para o crescimento e sucesso das pequenas e médias empresas, fazendo com que o empreendedor tenha uma visão de parceria com auditor, ressaltando que pois uma auditoria preventiva eleva a chances de sucesso e evitando eventuais pedidos de falência e estabelece foco com objetivos estratégicos dando maior credibilidade aos negócios da organização.

2 PROBLEMA

De acordo com o levantamento de dados no SEBRAE, nos últimos anos temos visto um grande crescimento na criação de novas empresas no Brasil. Esse crescimento gera uma melhoria na competitividade e levam a um grande impacto na economia brasileira, agregando melhorias como geração de gerando empregos, melhoria dos salários e arrecadação de impostos.

Dada a importância do setor das PME’s para a economia brasileira, não se pode deixar de mencionar a necessidade de atenção a essas empresas, que muitas das vezes acabam que saindo do mercado em pouquíssimo tempo, dado a falta de estrutura e prepara dos empresários para gerir o negócio, tanto em termos de gestão financeira, quanto em pontos voltados a organização e controle. Outro agravante está na quantidade de burocracias impostas pela legislação brasileira que leva, muitas das vezes, por desconhecimento ou má fé a ocorrência de fraudes dentro das organizações. Nesse momento, surge a auditoria como uma ferramenta de levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações e rotinas das demonstrações contábeis das PME’s, evitando assim que alguns problemas possam ocorrer e possam levar a empresa ao fechamento.

Considerando-se o exposto, surge então a necessidade de se realizar o presente estudo mostrando a relevância da auditoria para as PME’s, norteando-se pelas seguintes questões de pesquisa: Como a auditoria pode ajudar no processo de gestão das PME’s para minimizar a taxa de mortalidade? E qual o beneficio que o auditor pode trazer para essas empresas?

3 OBJETIVO GERAL

Identificar como a auditoria como uma ferramenta de gestão para as pequenas e médias empresas, mostrando seus benefícios, como suporte aos empreendedores nas deliberações, apoio nos planejamentos e estratégias, não só contabilmente, mas também na tomada de decisão para a continuidade do negócio.

3.1 Objetivos Específicos

• Verificar a taxa de mortalidade das PME’s no Brasil;

• Identificar as principais causas das mortalidades;

• Explicitar as funções da auditoria;

• Destacar como as funções de auditoria podem contribuir para minimizar a taxa de mortalidade das PME’s.

4 JUSTIFICATIVA

Uma avaliação do auditor possibilita a eliminação de diversas quedas, não apenas nos demonstrativos contábeis, mas também no desempenho, planos de negócios, riscos, oportunidades das empresas e também nos planejamentos estratégicos. Na auditoria são utilizadas técnicas que avaliam a estrutura organizacional, os pontos fortes e fracos diante dos competidores de mercado, um relatório feito desse ponto é eficaz e eficiente. Como destaca Cordeiro (2013):

Podemos perceber claramente que este desmembramento da auditoria está voltado para os fatos que estão ocorrendo, ou que ainda não ocorreram em linha com pensamento mais moderno dos administradores, cujos resultados efetivamente contribuem para a correção de rumos tempestivamente. (...)

Contudo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com