TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 7 Tecnologias De Administração

Artigos Científicos: Aula 7 Tecnologias De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Seis- Sigma?

Estratégia de negócios adotada pelas empresas para aumento da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade.

O número de Sigmas é uma medida do desempenho do processo, quanto maior o número de Sigmas, menor a variabilidade do processo. Processos com muita variabilidade têm alta probabilidade de se obter produtos foram a especificação do cliente.

Sigma (σ) é o símbolo utilizado pela Estatística para representar o parâmetro de dispersão chamado desvio padrão, quanto maior o valor de sigma de um processo, maior é a sua variação (ou dispersão), o que é algo indesejável, pois o processo tem pouca previsibilidade.

O sistema 6-Sigma se concentra na melhoria da qualidade (por exemplo, redução do desperdício) ao ajudar as organizações a produzir de forma melhor, mais rápida e mais econômica. Em termos tradicionais, o 6-Sigma focaliza a prevenção de defeitos, a redução dos tempos de ciclo e a economia de custos.

Ao contrário dos cortes de custos descuidados, que reduzem valor e qualidade, o 6-Sigma identifica e elimina custos do desperdício, ou seja, que não agregam valor aos clientes. Em geral, esses custos são extremamente elevados em empresas que não o utilizam. Empresas que operam em níveis 3-Sigma ou 4-Sigma geralmente gastam entre 25% e 40% de suas receitas para reparar ou resolver problemas. Isso é conhecido como o custo da qualidade ou, mais precisamente, o custo da má qualidade. Empresas que operam em 6-Sigma geralmente gastam menos de 5% de suas receitas para consertar problema.

O Processo de Seis Sigma e sobre como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à Gestão Estratégica e à Gestão pela Qualidade.

O BSC é a ferramenta utilizada para nortear o administrador na tomada de decisões diante dos tempos instáveis e insertos que vivemos, é imprescindível refletirmos estrategicamente sobre o futuro isto representa a sobrevivência de uma organização neste novo cenário mercadológico é necessário desenvolver uma visão estratégica embasada em indicadores que possam dar suporte ao processo de tomada de decisão dos gestores sendo imprescindível também que a empresa se conheça e conheça os seus ambientes internos e externos, de modo a mensurar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, traduzindo-se em competitividade organizacional, medidas por seus indicadores e mensuradas a partir dos resultados alcançados em seus processos e serviços.

Os Seis Sigmas é a ferramenta estratégica que gerencia os processos e produtos, e possibilita acoplar melhoria de qualidade e de otimização de resultados financeiros. Sendo capaz também de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor.

Caso de sucesso

Caso BSC: Philips

Implementada na divisão de produtos de iluminação ("lighting") da Philips em 1998,o "Balanced Scorecard" tem se revelado uma forma eficiente de definir a estratégia de operação, bem como o monitoramento de sua implementação. Hoje, o BSC é utilizado por todas as unidades da Philips em 60 países. Na empresa, diz Alessandra Ginante, assessora de Recursos Humanos para a América Latina da área de "lighting", a implementação do BSC foi importante porque estabeleceu um elo entre as estratégias dos negócios e as do setor de RH. "Das quatro perspectivas básicas do BSC, utilizamos em recursos humanos a quarta - do aprendizado e crescimento - com resultados satisfatórios.

No setor de RH, lembra Alessandra, sempre se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com