TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula MIX DE MARKETING 2

Monografias: Aula MIX DE MARKETING 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 7

Logística Postal

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar e entender um pouco mais sobre o processo que envolve a Logística Postal, englobando também o seu funcionamento e a utilização desta modalidade de prestação de serviços pela nossa sociedade. Tem como principal característica a comunicação e a realização de negócios, já que envolve o envio e o recebimento de cartas, documentos, faturas e encomendas de um modo geral. Esse tipo de serviço pode ser realizado em curtas distâncias, como por exemplo, em uma mesma cidade, ou em longas distâncias como de um país para outro. Os resultados alcançados e a análise feita por meio de nossas pesquisas indicam que o ramo da Logística Postal cresce muito atualmente, principalmente por causa do alto crescimento em relação ao uso da internet e seu mercado virtual. Pessoas e organizações passaram a utilizar muito mais o computador e a internet como mais uma ferramenta e mais uma opção de negócios, vendas e contratações de serviços. Tudo isso através de poucos cliques e sem sair de casa ou do escritório. Com tudo isso cresce também a Logística Postal, já que é através dela que a maioria dessas vendas e negócios ‘’on line’’ são colocadas em prática se tornando real, após suas entregas e coletas efetuadas porta a porta, em ordem de finalização desse processo virtual de negociações e comunicações.

Palavras chave: Negócios, serviços e Logística.

Abstract

The objective of this article is to evaluate a bit more about the process that covers the Postal Logistics, including the operation and the use of this genre of services provider from our society. It has as one of the main features the business realization, once that includes the dispatch and the receiving of letters, documents, bills, orders and parcels generally. This kind of service can be done in short distances as sending and receiving in the same city, or can be done in long distances as well, like form one country to another. The reached results and the analyses done through our researches shows that this services are growing up a lot currently, mainly because of the high level of the internet use and the virtual market. People and organizations are taking too much more, the use of the computers and internet as a tool and a business option applying as well for sales, contracting services and a lot more. Everything through a few clicks and without going out of home or office. With all this, grows up the Postal Logistics as well, as because of this sales and general business done on line, the postal services are trading the click deals into reality by the finalization of the virtual negotiation and communication process, into the items and services collected and delivered door to door.

Key words: Business, services and Logistics.

Introdução

Por meio deste artigo, procura-se mostrar como funciona internamente o dia a dia de uma empresa Logística da área postal, bem como todo o processo, ou seja, a coleta, a entrega de cartas, de documentos ou encomendas que normalmente recebe-se na porta de casa, no entanto, muitas vezes não se sabe e não se conhece o processo pelo qual aquele item passou desde o destinatário até o remetente. Será também abordado, mesmo que de forma sucinta, porém instrutiva, a questão do crescimento das empresas logísticas em todo o mundo, o surgimento de novas empresas do ramo e a sua relação com a globalização.

Optou-se por pesquisar e trabalhar em cima deste tópico, justamente pelo fato de que muitas pessoas não têm conhecimento algum desse processo, chamado Logística, que tem crescido tanto e se tornado tão importante nos dias de hoje e na unificação do mercado mundial, facilitando a comunicação e a realização de negócios entre as pessoas e organizações. Processo pelo qual em muitas situações, elimina a distância e aproxima organizações e consumidores do mundo inteiro, sem mesmo ter que sair de casa e ou do escritório na empresa.

Artigo realizado através de estudos, pesquisas e experiências pessoais, procurando abordar esse assunto e colocá-lo da forma mais clara possível para que se possa compreender melhor todo esse processo.

Origem

Desde a antiguidade a logística já era utilizada mesmo sem que as pessoas tomassem conhecimento de que a estavam utilizando. Era simplesmente incluída nos títulos de Administração, Coordenação e Organização. Na época das guerras, os lideres utilizavam a logística para transportar tropas, armamentos e mensagens ou instruções de suas bases para as tropas através de mensageiros. Mas foi a Jomini, que se deve pela primeira vez o uso da palavra logística definindo-a como "a ação que conduz à preparação e sustentação das campanhas", enquadrando-a como "a ciência dos detalhes dentro dos Estados-Maiores".

A verdadeira tomada de consciência da logística como ciência teve sua origem nas teorias criadas e desenvolvidas pelo Tenente-Coronel Thorpe, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América que, no ano de 1917, publicou o livro “Logística Pura”.

O Almirante Henry Eccles em 1945, ao encontrar a obra de Thorpe empoeirada nas estantes da biblioteca da Escola de Guerra Naval, em Newport, comentou que, se os EUA seguissem seus ensinamentos teriam economizado milhões de dólares na condução da 2ª Guerra Mundial. Eccles, Chefe da Divisão de Logística do Almirante Chester Nimitz, na Campanha do Pacífico, foi um dos primeiros estudiosos da Logística Militar, sendo considerado como o "pai da logística moderna" Até o fim da Segunda Guerra Mundial a Logística esteve associada apenas às atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com