TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix Marketing Tam

Artigo: Mix Marketing Tam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 5

3.3 Analise do Composto Mercadológico (Tam Linhas Aéreas)

3.3.1 Produto/ serviço

A Tam Linhas Aéreas é uma empresa de transporte aéreo de passageiros e cargas no Brasil e exterior. Falando das passagens aéreas, classificado como serviço e por tanto intangível, oferecidas com uma variedade enorme de rotas e destinos. A TAM voa para 42 destinos no Brasil, incluindo todas as 26 capitais e o Distrito Federal. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional.

No exterior, as operações abrangem voos diretos para 18 destinos como Nova Iorque, Miami, Orlando, Madri, Londres, Paris, Milão, Frankfurt, Buenos Aires, Caracas.

A TAM mantém acordos que permitem o compartilhamento de assentos em voos de outras companhias aéreas internacionais, atingindo mais uma extensa variedade de destinos nos EUA, América do Sul e Europa.

A qualidade do produto pode-se diferenciar quando da compra das passagens por classe, por ex. Primeira Classe, Classe Executiva, Classe Econômica e também quando do check-in, ou embarque pelo cartão fidelidade, e claro, pelo serviço de bordo, no caso de cada classe. Dentro do serviço que a TAM se propõe a fazer estão incluídos as aeronaves modernas que utilizam as garantias de chegada ao destino com segurança e do atendimento efetuado tanto pelos Comissários de bordo como nos aeroportos por seus agentes de embarque, também pelo site, telefones e fale com o presidente, garantindo assim a tranquilidade necessária para o bom andamento da viagem contratada.

A Tam possui o ‘’Tam Fidelidade’’ é um programa de fidelização em parceria com o Múltiplos e possui hoje 10 milhões de associados com o objetivo de fidelização à marca por troca por passagens.

Outro produto oferecido pela Tam é o Tam Cargo, onde ela utiliza para o transporte de cargas, 70 de suas aeronaves atingindo mais de 3900 cidades no Brasil e no exterior.

A embalagem e nome da marca podem ser vistas, não só nas passagens, vestimentas de uma maneira geral, como também em suas aeronaves que são o meio de entrega do seu produto aqui representadas por alguns modelos dentro dos 162 aviões de sua frota.

3.3.2 Preço

A TAM utiliza algumas estratégias para posicionar seu produto no mercado:

- Estratégia de preço Premium: quando oferece o produto para pessoas que utilizam as classes executivas, em seus voos, onde desde os assentos e serviços são exclusivos, personalizados e de custo mais elevado.

- Estratégia de qualidade Comum: que é oferecido na maioria de seu portfólio para fazer frente à concorrência, preço justo e qualidade justa para o preço cobrado, diferenciado na maioria das vezes pelos serviços de lanche e bebidas oferecidos com qualidade acima da concorrência.

-A TAM utiliza como linha de corte dos preços a demanda, ou seja, o tempo de compra das passagens, quanto antes o consumidor compra a passagem melhor pode ser o preço, quanto mais perto do dia da viagem o consumidor compra a passagem, mais caro é e na maioria das vezes não altera a qualidade dos serviços devido a isso.

Naturalmente para cada destino haverá opções como esta, por se tratar de oferta e demanda.

Promoções de passagens dependendo do horário, normalmente de madrugada, e dos aeroportos, também em feriados. Estes estão representando a cada dia um nicho importante para a TAM, aumentando a demanda por quem comumente pagam o preço de uma passagem de ônibus. Para TAM, que já tem esses horários de voos, é um grande negócio, pois pode aumentar a ocupação destes voos rateando melhor seus gastos e obtendo algum lucro.

O preço é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade. Sua determinação nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing.

Sem duvida nenhuma a TAM tem um grande mix de produtos (serviços) mostrados pelos destinos que opera, somando-se a um Corpo de Funcionários Qualificado e de apoio para essa realização. Por esta razão a estratégia de formação de preço tem que ser baseada em:

Custo, demanda e concorrência para que possa operar de maneira saudável.

3.3.3 Praça/ distribuição

A Tam utiliza todos os meios de distribuições do marketing na venda de suas passagens e produtos. Possui a loja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com