TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula 8 Gestao Do Conhecimento

Artigos Científicos: Ava Aula 8 Gestao Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura modular e Arquitetura integral

Uma arquitetura de negócios se relaciona às atividades que farão parte de todo o sistema do negócio, quais serão seus componentes e como esses componentes irão operar entre si. O modelo de negócios da empresa de cosméticos Natura, por exemplo, possui mais de 350 mil consultoras que visitam, atendem e vendem em domicílios brasileiros. Note que as mulheres contratadas para o serviço não são denominadas vendedoras, e sim consultoras e isso faz com que a forma de ação da Natura no mercado seja diferenciada, pois é parte do modelo de negócios que a empresa adotou.

Muitas inovações hoje estão no modelo de negócios: cupons de cursos em supermercados, site de compra e venda de produtos usados, atendimento personalizado para serviços, etc. Se você procurar inovar por modelo de negócios já vai estar adotando uma modalidade de gestão do conhecimento também. Isso porque toda arquitetura de negócios de toda empresa traz dentro de si um modelo de gestão do conhecimento como padrão de criação, apropriação e aplicação do conhecimento. Neste ponto da discussão vamos falar de equipamentos, de tecnologia e de como a tecnologia pode até mesmo atrapalhar a diferenciação das empresas e, portanto, a inovação. Mas o mais importante é entender as estratégias que estão por trás dos exemplos.

A ideia de modularidade é bem simples e começamos por um exemplo.

As câmeras filmadoras digitais exigem uma alta capacidade de processamento de vídeo dos computadores pessoais. Digamos que você tenha que utilizar uma câmera dessas e depois tenha que editar a gravação em seu computador. Nesse momento, descobre que seu computador é lento demais para editar as imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com