TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava - Aula 2 Gestão De Conhecimento

Trabalho Escolar: Ava - Aula 2 Gestão De Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 4

eia a frase:

Organizações ocidentais, principalmente americanas e européias, têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização.

Fonte: ALMEIDA, D. S.; RAPCHAN, F. Desenvolvimento e implantação de software de acoplagem em comunidades de prática on-line para aperfeiçoamento de educadores do CEFET-ES. 2008.

Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. O conhecimento tácito é um tipo de conhecimento que as empresas têm facilidade em reter quando os colaboradores se afastam ou se aposentam.

b. O conhecimento tácito está ligado ao “insight” individual que estimula a criação do conhecimento organizacional.

c. As empresas ocidentais estão mais atentas à valorização do conhecimento tácito do que as empresas orientais.

d. Converter conhecimento tácito em conhecimento explícito ocorre com facilidade em empresas, basta ajustar o clima organizacional.

e. A Gestão do Conhecimento depende exclusivamente da tecnologia.

Comentário sobre a resposta incorreta: Retome no conteúdo da Aula 2 as características, relações e diferenças entre conhecimento tácito e explícito.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question2

Notas: 1

Tendo em vista a empresa inovadora do século XXI que opera em um cenário complexo de mercados globalizados e concorrência acirrada, podemos afirmar corretamente que:

Escolher uma resposta.

a. A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.

b. A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.

c. A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.

d. A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.

e. A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.

Comentário sobre a resposta incorreta: Retome nos materiais da Aula 2 a ideia de empresa dialética e como esse conceito se aplica a uma empresa inovadora.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question3

Notas: 1

Leia atentamente as afirmativas a seguir:

I – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento explícito: manuais, reuniões no estilo tradicional, conferências, troca de e-mails, salas de aula.

II – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento tácito: prestar atenção na experiência dos mais velhos, aprender pelo exemplo, relação mestre com seu discípulo, “intuir” mais do que receber explicações, valorizar a experiência.

III – Um desafio para as empresas preocupadas com a gestão do conhecimento é que funcionários, quando se aposentam, levam consigo um tipo de conhecimento denominado tácito.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Escolher uma resposta.

a. I e II.

b. I, II e III.

c. I.

d. II e III.

e. I e III.

Comentário sobre a resposta incorreta: Retome o conteúdo da Aula 2 e os exemplos que definem bem as diferenças entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question4

Notas: 1

A Gestão do Conhecimento é:

Escolher uma resposta.

a. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.

b. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

c. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.

d. Dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.

e. Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com