TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava-humanas

Por:   •  18/3/2016  •  Dissertação  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Logística

Unidade de Ensino: UNAES unidade 2

 NOME

ROBERTO MATOS RODRIGUES

 RA

9902011545

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Tecnologia em Logística

Unidade de Ensino: UNAES unidade 2

                    Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (MELITA MIRIAM WALDOW).

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

  1. Introdução:

Sempre que ouvimos falar de escravidão,parece algo absurdo em nosso tempo,fingimos que nada acontece,porém existem desde o mundo antigo,na maior parte do mundo era aceita,e muitos  ao se tornarem prisioneiros de guerra,também em algumas culturas patriarcais,as mulheres também tinham a mesma situação com as dos escravos,eram negados os direitos.

Há também no novo testamento,em efésios 6:5 escrito sobre os escravos,em nenhum momento condena a prática da escravidão,tanto no velho quanto no novo testamento.Hoje a escravidão no mundo se dá muito mais por condições socioeconômica desfavoráveis,de sistemas políticos onde falta a aplicação de leis severas que punam os exploradores.

A escravidão continua sendo um bom negócio tanto para o crime organizado internacional quanto para empresários e donos de terras ganânciosos.Em geral os escravos são levados para trabalhar em fábricas,lavouras,casas de família,bordéis,etc.

  1. Trabalho escravo no século XXI:

Quando falamos de escravidão lembramos de correntes e senzalas,mas o trabalho escravo de hoje adquiriu novas características sendo a principal delas a proibição direta ou indireta do direito de ir e vir.

O trabalho escravo não foi extinto como nos ensinam os livros escolares,quando foi assinado a lei Áurea,1888.Em pleno século XXI,o Brasil continua tendo a vergonha do trabalho escravo.

Os escravos de hoje não chegam mais de navios negreiros da África. Chegam de ônibus, de caminhão e no famoso pau-de-arara. Esses novos escravos são recrutados, principalmente, no Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás, Ceará, Bahia e Minas Gerais. São trabalhadores que vivem na miséria total e procuram dar um jeito na miséria

Os trabalhadores são levados ao cativeiro pelos empreiteiros, Estes viajam de cidade em cidade à procura de sua “presa”. Eles procuram caçar os futuros escravos longe do local de onde ele irá trabalhar. Assim é mais fácil esconder a verdade e o trabalhador não tem como fugir. Prometem um bom trabalho, salário, alojamento e alimentação, e já oferecem um adiantamento em dinheiro para ninguém se atrever a dizer não. A realidade se mostra diferente quando o trabalhador se depara com maus-tratos, fome, salário retido quase que inteiramente com o pretexto de que é preciso ressarcir o patrão pelas despesas feitas com a sua viagem até a fazenda. Torna-se escravo de uma dívida infinita. Se tenta deixar o trabalho, é castigado, muitas vezes até com a morte.

Lemos artigos em jornais,revistas,e na midia vários casos de escravidão,pessoas sendo libertadas,é um grande avanço em questões de leis trabalhistas,e sindicais,porém a realidade desanimadora em pleno século XXI, o fato de terem muitas grandes organizações envolvidas nesse processo de escravidão,os produtos que adiquirimos são de mãos escravizadas.

  1. Escravidão e ética:

Ética é a ciência que estuda o comportamento do homem o moral e seus valores, imagine o moral no início na era da colonização, escravizando e passando por cima de costumes das pessoas usando-se para explorar e saquear as riquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (323.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com