TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BSC Para A Estratégia

Ensaios: BSC Para A Estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

1.6 Gestão Estratégica

A gestão estratégica está relacionada com a capacidade dos gestores a lidar com as mudanças e atingir suas metas e objetivos. Encontrar uma forma de anteceder-se as mudanças que venham a ocorrer, liderar mudanças e ser flexível na implementação para se chegar ao objetivo o mais rápido.

Neste contexto, Ferreira (1998, p. 241) afirma que:

Uma das grandes tarefas do administrador de nosso tempo é, conseqüentemente, prever e se antecipar às mudanças. Outra delas é liderar, formar pessoas que o acompanhem nessa empreitada. Preparar espíritos igualmente abertos a transformações, eliminar resistências destrutivas, expulsar a cultura da acomodação, tão presente em setores monopolísticos. Ou em economias, como a da maioria dos países da Europa oriental e, em menor grau, também nossa, que permanecem fechadas à competitividade internacional. Na falta de concorrência, a empresa tem sua sobrevivência garantida. Quando seu ambiente muda, as transformações internas necessárias vão muito além da atualização tecnológica, da implantação de um novo modelo de gestão e da requalificação do conhecimento de seus funcionários. Na verdade, o que se exige é uma mudança cultural eliminar a resistência à transformação do statos quo e sinalizar o rumo que a nova organização deve seguir.

Nota-se que a gestão estratégica está relacionada com a forma de conduzir a empresa, os bons gestores são aqueles com poder de persuasão principalmente entre as pessoas que resistam a mudanças. Pois toda mudança, no início gera desconforto e necessita de uma maior dedicação para se alcançar ao objetivo.

Segundo Tavares (2000), há implementação de uma gestão estratégica necessita de um grupo de pessoas para coordenar, este é o primeiro passo para iniciar uma nova gestão em uma organização. É necessário haver responsabilidades bem definidas para que realmente as metas almejadas ocorram, a gestão estratégica abrange áreas funcionais e de recursos que acabam impactando todas as áreas da empresa. Não existe uma seqüencia de procedimentos para implantar uma nova gestão estratégica, no entanto, algumas condições básicas devem ser adotadas:

• A formalização de um grupo de apoio;

• O desenvolvimento de um projeto de gestão;

• Os subsídios à elaboração;

• A criação de mecanismos de apoio.

Percebe-se que a gestão estratégica em uma organização inicia-se com um grupo de pessoas que tem por finalidade difundir o novo modelo de gestão amparada em algumas condições pré-definidas conforme acima mencionado. Após difundido, todas as áreas da empresa trabalham para almejar o objetivo.

Neste contexto, Tavares (2000) destaca que: “A gestão estratégica procura reunir planejamento estratégico e administração em um único processo”. Esta junção ter por finalidade unir a capacidade interna da empresa com o mercado externo. A gestão estratégica está diretamente ligada com o planejamento estratégico, este auxilia os gestores para verificar os resultados das metas estabelecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com