TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Trabalho Universitário: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

Balanço Patrimonial

O autor Osni Moura Ribeiro retrata em seu livro contabilidade intermediária 2° edição atualizada os seguintes termos balanço patrimonial e a demonstração do resultado de exercício (DRE). Estes temas são abordados da seguinte forma, no caso do balanço patrimonial é uma demonstração financeira que tem por finalidade evidenciar quantitativa e qualitativamente em uma determinada data como se encontra a posição patrimonial e a saúde financeira da entidade.

No balanço patrimonial é preciso estar relacionado todos os bens e direitos, tanto os tangíveis os que podem ser tocados como os intangíveis que são imateriais. As obrigações e o patrimônio liquidam da entidade que são apurados a partir do resultado contábeis no seu livro razão, algo também mencionado pelo autor do livro é que segundo a lei 6.40411976 estabeleceu que o balanço patrimonial é composto por duas partes: Ativo e passivo , sendo que no ativo estão os bens e direitos e no passivo estão as obrigações e o patrimônio liquido, outra informação que nos é passada pelo autor do livro é que o balanço patrimonial deve ser bem estruturado conforme os artigos 178 e 184 da lei n° 6.404/1976.

Esta lei estabelece que no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos da parte do patrimônio que registrem e agrupando- os de modo a facilitar o conhecimento e a analise da situação financeira da companhia.

Outro fato importante no balanço é que ao olharmos para o mesmo ele se apresenta da forma de T que nos mostra que o lado esquerdo é do ativo e o lado direito é o lado do passivo.

No lado do ativo nos temos discriminados os bens e direitos de uma entidade, já no lado direito do gráfico em forma de T temos o passivo de uma entidade que são as obrigações a serem pagas. É importante mencionar que através do balanço patrimonial é possível retirar informações que possam contribuir para a estratégia da empresa, visando assim um melhor rendimento financeiro da mesma.

Demonstrativo do Resultado do Exercício D.R.E

Algo também de muita importância na contabilidade que o autor aborda neste livro é a demonstração de resultado de exercício que também é conhecido como DRE.

A DRE na visão do autor desse livro é um relatório contábil com a finalidade de evidenciar a composição do resultado obtido em determinado período de operações da entidade.

Através dessa demonstração é possível saber o resultado que a empresa obteve se foi lucro ou prejuízo no decorrer de suas atividades geralmente no período de um ano.

Podemos também constatar como o autor, descreve a estrutura do DRE, ou seja, ele precisa seguir a disciplina contidas no artigo 187 da lei n° 6.404/1976, que diz que –

I- A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os batimentos e os impostos.

I-A receita liquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

III- As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas e outras despesas operacionais.

IV O lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com