TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmark TANGARA FOODS E SOUZA CRUZ

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.416 Palavras (22 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 22

1ª Empresa.

Tangará Foods

* História

A Tangará Foods é uma empresa de soluções alimentícias que atua há 40 anos no mercado global, está entre as maiores empresas da América Latina nos segmentos de lácteos, desenvolvendo soluções com tecnologia para indústrias alimentícias, panificações, serviços de refeições coletivas, buffets, hotéis, escolas, exércitos e para qualquer produção de alimentos em longa escala. Mas a empresa também exporta café, milho e carne além de comercializar ingredientes para a indústria de alimentação. Apesar das varias áreas de atuação, os lácteos (soro, queijo, manteiga e leite em pó) ainda responde pela maior parte da receita da Tangará.

[pic 1] [pic 2]

 

* Estratégia Organizacional

A tangará Foods é uma empresa capixaba que atua em todas as regiões do Brasil, focando a maior parte das vendas em seu call Center, que hoje tem em média 60 atendentes em sua sede na cidade de Vila Velha ES, Brasil.

Cada assistente possui uma carteira com média de quatrocentos clientes divididos por segmentos de panificação, sorveteria, food service e carteiras mistas. O call Center trabalha em conjunto com a venda externa, onde ambas as partes tem a função de captar novos clientes e assessorar clientes já fidelizados. Cada vendedor externo é responsável por um estado onde são monitorados por um supervisor de região.

Além de comercializar o próprio leite integral em pó, a Tangará comercializa compostos lácteos desenvolvidos especificamente para a indústria alimentícia.Esses compostos são o carro chefe da empresa, pois visam praticidade na utilização e menor custo para o cliente.  Eles são adequados para produção em larga escala, garantindo padronização da qualidade. Os compostos são específicos para os ramos atuantes da Tangará. Além desses produtos há também outras linhas, como a batata em flocos, recheios e geléias para confeitaria, dentre outros.

Há também um setor responsável por clientes em potencial de compra em grande escala e são atendidos por um setor comercial, onde as atendentes fazem a captação via telefone, tendo também o apoio do campo externo.

São realizadas reuniões mensais onde são comparados resultados de vendas dos meses anteriores identificando problemas, são sugeridos soluções para o desempenho do próximo mês. Em seguida, são repassadas as metas e os objetivos a serem cumpridos no mês subsequente.

A Tangará possui um parque industrial com 103.000 m² tem capacidade de processar mais de 300 toneladas de matéria prima por dia e estocar 7.000 toneladas de produtos acabados. Possui ainda um complexo de armazenagem a seco para 30.000 toneladas e uma câmara frigorífica com um dos mais avançados sistemas de refrigeração da América Latina.

* Produtos

Cálcio, proteínas, gorduras, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Toda a riqueza do leite está presente na linha de produtos lácteos Tangará Foods: desde o leite 100% integral da marca Nutricional a compostos lácteos especialmente desenvolvidos para a indústria alimentícia.

Os compostos são adequados para a produção de alimentos em larga escala, garantindo padronização da qualidade, simplificação do preparo e economia. Além de compostos específicos para vários ramos de atuação, como panificadoras, sorveterias, chocolaterias, docerias e laticínios, a Tangará desenvolve também composições sob medida para a necessidade de cada cliente, sempre visando a máxima produtividade e a alta qualidade dos resultados.

 * Sustentabilidade

Comprometida com o meio ambiente, a Tangará Foods conta com um eficiente sistema de tratamento de resíduos e reciclagem de embalagens, reduzindo o impacto ambiental de sua atividade.

Em poucos anos a Tangará Foods se tornará referência mundial no segmento de alimentos. Todo esse resultado deve-se ao compromisso de qualidade, a solidez da empresa e ao atendimento ágil e preciso oferecido.

 * Estratégia em Marketing

Antes de qualquer contato de venda, o cliente recebe um prospecto junto com uma amostra de produtos, para que assim o mesmo possa conhecer o produto antes de adquiri-lo. Toda venda realizada na empresa passa pelo setor financeiro onde são analisados dados do cliente: situação cadastral, Serasa e limite de crédito. Sendo feita a confirmação dos dados, o gerente comercial autoriza o fechamento da venda.

Dentro da empresa o setor de comunicação repassam as informações via e-mail, jornal mural e reuniões. Todo inicio de mês é realizado um coffe break para apresentações de resultados e de novos funcionários no setor de vendas para as equipes.

 Todo trabalho é feito a partir de um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Os alimentos passam por rigorosas análises, garantindo qualidade em todos os processos.

Com o crescimento do mercado, a empresa investiu na ampliação de sua estrutura aumentando sua área de atendimento de cinco posições de assistentes comerciais para uma media de 60 posições. Com intuito de atender melhor e mais rápido a crescente demanda dos pedidos de seus clientes.

A empresa possui uma carteira de clientes dividida em segmentos. Esses clientes são subdivididos em categorias que se denominam: A (quando o potencial de compra é acima de 1000Kg), B (quando o volume é maior que 500Kg), C (clientes com compras abaixo de 500Kg) e clientes Key Accounts (clientes com volumes de compras acima de 10 toneladas).

As vendas de cada segmento tem maior volume de acordo com as estações do ano, por exemplo: no verão clientes de sorveteria tem um volume maior de compra, já no inverno a realidade muda, esse segmento cai nas vendas e o segmento de panificação e food service cresce.

A Tangará adapta suas formulações desenvolvendo marcas próprias, fracionando e embalando de acordo com as necessidades de seus clientes.

Possui ainda uma central de atendimento personalizado, e consultores regionais que garantem um relacionamento a tempo e sob medida para cada demanda do cliente, independente do local.

A Tangará foca seus negócios na área de vendas, locação de sua câmara fria para empresas como Mc Donald´s, Garoto e Sadia. Foca também nas exportações de café, carne e milho.

A Tangará nos últimos anos vem expandindo no setor alimentício. Direcionava suas vendas para um pequeno número de empresas de grande porte, com uma mudança de estratégia eliminou sua dependência das grandes empresas e tornou-se independente passando a vender para um grande número de varejistas, multiplicando assim seus lucros e números de clientes. Com essa mudança, a empresa aumentou o mix de produtos para atender aos diversos segmentos de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (256.7 Kb)   docx (443.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com