TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) EMPRESA: SOUZA CRUZ LTDA

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

 ADMINISTRAÇÃO

BRUNA MARIA DOS SANTOS

DANIEL BERTUCHI DAINEZI

LUIS CARLOS DA PAIXÃO

VALÉRIA LOBO ARCHETE BOYA

WELLINGTON ALVES DA ROCHA

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM)

EMPRESA: SOUZA CRUZ LTDA.

SÃO PAULO- SP

2020

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

BRUNA MARIA DOS SANTOS – RGM 19159285

DANIEL BERTUCHI DAINEZI - RGM 22606475

LUIS CARLOS DA PAIXÃO - RGM 22114629

VALÉRIA LOBO ARCHETE BOYA - RGM 22099859

WELLINGTON ALVES DA ROCHA - RGM 18994741

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) EMPRESA: SOUZA CRUZ LTDA. Trabalho: Projeto, apresentado ao Curso de Administração como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar – ambiente Logístico 2020, sob orientação do Professor Tutor Márcio Francisco  

SÃO PAULO – SP

2020


RESUMO 

Este projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer, analisar e realizar um diagnóstico ambiental voltado à logística da empresa estudada. Para isso foi selecionada a empresa SOUZA CRUZ LTDA., sediada na cidade do Rio de Janeiro.

Foi realizado um trabalho de campo que buscou desenvolver a teoria e a prática por meio de pesquisas bibliográficas que consistem em acessos ao sítio da empresa e leitura de livros técnicos sobre temas pertinentes à área de logística. No sítio da empresa foram levantadas informações sobre sua origem, ramo de atuação, cadeia de suprimentos e logística, buscando conhecer principalmente suas operações logísticas com o propósito de identificar e analisar as principais variáveis ambientais. A empresa possui um processo logístico bem estruturado o que demanda grandes investimentos.

Palavras-chave: SOUZA CRUZ; Transportes; Cadeia de Suprimentos; Operações logísticas;


Sumário

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Detalhamento        6

2.2 Cenário Macroeconômico        7

3 Operações da Cadeia de Suprimentos (Suplly Chain)        10

4 Conclusão        12

5 Referências Bibliográficas        13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho acadêmico consiste em realizar um diagnóstico ambiental a partir do ramo empresarial, buscando descrever o ramo de atuação da empresa SOUZA CRUZ LTDA. O estudo focou a operação logística da empresa e a respectiva cadeia de suprimentos englobando às seguintes áreas: aquisição do insumo, estocagem, picking, transporte e sistemas de gestão.

A empresa Souza Cruz foi selecionada, entre outras empresas pesquisadas, tendo em vista a sua eficiente rede de distribuição e os resultados apresentados em conformidade aos seus indicadores. Fundada em 1903 atua no ramo de industrialização do fumo, como insumo, e a comercialização dos produtos resultantes (tabaco e cigarros).  Com uma complexa rede de distribuição, a empresa atende a aproximadamente 300 mil pontos de varejo no Brasil. Para a realização da pesquisa procuramos demonstrar, pela perspectiva da concorrência, as informações pertinentes as operações da empresa, principalmente as operações logísticas.

Através de textos e explicações detalhadas se compreenderá melhor o diagnóstico que será apresentado. Descreveremos os processos da organização: da cadeia produtiva à industrialização, armazenamento, expedição, transporte e distribuição; seus indicadores e resultados que a colocam em um patamar de excelência em seu ramo de atuação.

A competitividade entre as empresas fez o conceito de logística evoluir. Até a década de 80 a logística era vista como uma parte operacional da empresa, associada às atividades de compra, venda e entrega, porém hoje, numa concepção mais moderna, a logística é parte do processo de gestão da cadeia de suprimentos que, conforme Di Serio, Sampaio e Pereira (2007), planeja, implementa e controla o fluxo de armazenamento de produtos e serviços desde a origem até o ponto de consumo, estabelecendo-se, portanto, como um diferencial na gestão estratégica da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa SOUZA CRUZ LTDA. é uma das maiores empresas da América Latina no segmento de Tabaco, possui redes complexas dentro do grupo BAT (British American Tobacco) atendendo diretamente 3.000 pontos de distribuição em 5.500 municípios brasileiros. A empresa se mantém na liderança de um segmento cheio de desafios e conquistou esta posição de destaque movimentando toda sua cadeia produtiva com eficiência e foco em resultados, inovando e contribuindo de forma sustentável para o desenvolvimento do país, entregando os melhores produtos para seus consumidores.

  • Dados e fatos relevantes sobre a origem da organização: A Souza Cruz foi fundada em 1903 e em 1914 abriu o capital passando a ser controlada pelo grupo BAT (British American Tobacco). Em 1918 a empresa desenvolveu o Sistema Integrado de Produção do Tabaco que é até hoje o pilar da produção do tabaco no Brasil. Em 1920 a Companhia expandiu suas fábricas para fora do Rio de Janeiro, firmando-se também em São Paulo e Salvador. Em 1969 passou a exportar tabaco e em 1978 inaugurou sua fábrica em Uberlândia-MG a qual se tornou a maior unidade fabril do setor de tabacos da América Latina. Na década de 1990 a empresa inaugurou a Central de Distribuição de Cigarros. Em 2015 a BAT (British American Tobacco) passou a ser sócia majoritária da empresa e decidiu por fechar seu capital.

2.1 Detalhamento

  • Denominação empresarial: SOUZA CRUZ LTDA. 

  • Forma de constituição: Companhia de Capital Fechado.

  • Natureza e ramo de atuação: Indústria do segmento de Tabaco
  • Informações sobre o porte da empresa: grande porte
  • Número de funcionários: As atividades da Souza Cruz Ltda. empregam diretamente 6,6 mil pessoas, além de gerar outros 240 mil postos de trabalho de forma indireta. No indicador de mão-de-obra indireta estão incluídos os 27 mil produtores integrados responsáveis pelo cultivo do tabaco, reconhecidamente um dos melhores do mundo.
  • Principais produtos: Tabaco e Cigarros
  • Principais fornecedores: insumos, matérias-primas e serviços fornecidos em parcerias com produtores integrados.
  • Através do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) o produtor rural parceiro tem acesso às sementes e aos insumos necessários para o plantio e a empresa assegura a compra de toda a safra.
  • Principais mercados e segmentos onde se encontra o público-alvo: O Brasil é o maior mercado latino-americano do produto, correspondendo a 42% do total vendido na América Latina. O público-alvo são adultos (cientes dos riscos associados ao uso do tabaco, decidiram fumar); a empresa Souza Cruz Ltda. prioriza ofertar os melhores cigarros do mercado, produzidos com avançadas práticas de sustentabilidade. Disponibiliza as informações determinadas pelas normas regulatórias; efetua campanhas contra a venda de seus produtos a menores de 18 anos e o envolvimento, dos mesmos, nos processos fabris, investe massivamente na capacitação de sua base de varejo.
  • Redução de riscos: pesquisa e desenvolvimento de alternativas que ofereçam menores riscos de consumo associados aos cigarros convencionais e redução do impacto na saúde pública.

2.2 Cenário Macroeconômico

Análise SWOT da indústria de tabaco

O avanço das restrições à atividade industrial do tabaco é uma tendência mundial. Existem várias frentes de combate ao tabagismo que abrangem tanto os fumantes - que têm restrita a liberdade de escolher onde fumar - a indústria, que apresenta alta incidência de impostos (24) sobre sua atividade, além de ter sua capacidade de persuadir clientes potenciais a consumir seus produtos, por meio do marketing, limitada aos pontos de venda; soma-se o assédio, pelos governos, aos agricultores que formam o elo essencial para a continuação da produção do fumo, incentivados  a migrarem de cultura agrícola; as ações preventivas, sob a forma de campanhas antitabagista direcionadas principalmente aos jovens, alvo principal da estratégia de persuasão da indústria em questão. Ante este cenário hostil para a indústria do tabaco, supõe-se que a mesma busque alternativas para neutralizar os efeitos destas ações nocivas à continuidade de sua atividade e garanta sua perenidade, continuando a atrair novos consumidores e mantendo seu negócio lucrativo. Após as considerações feitas sobre a organização da indústria e peculiaridades do negócio produtor de cigarros é possível realizar uma Análise SWOT voltado ao setor. Esta análise, segundo Andrews (1971), consiste em examinar a organização, ou, no caso, o setor produtor de cigarros e derivados do tabaco, segundo quatro variáveis: strengths (forças); weaknesses (fraquezas); opportunities (oportunidades); e threats (ameaças). As duas primeiras variáveis se referem a aspectos internos à indústria, enquanto as duas últimas se referem ao ambiente na qual a indústria se insere. Cabe ressaltar que não é escopo deste trabalho realizar uma análise detalhada de cada empresa fonador da indústria de cigarros. Considerar-se-á a indústria como um todo, portanto, os pontos fortes e fracos identificados foram compilados a partir de uma análise generalista, sem distinção de empresas. A partir desta análise é possível definir os vetores que regerão a estratégia a ser seguida pela indústria, buscando oportunidades identificadas, baseando-se nos pontos fortes que o setor apresenta e a conversão dos pontos deficientes em vantagens competitivas. Ante às ameaças constatadas o setor deve ter uma postura pró-ativa que impeça ou retarde-os efeitos negativos que futuramente podem atingi-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com