TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benedito Luiz Nunes Monteiro

Exames: Benedito Luiz Nunes Monteiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo ATPS - Gestão De Custos Logísticos

ATPS - Gestão De Custos Logísticos

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: spvagner 07 outubro 2013

Palavras: 1692 | Páginas: 7

INTRODUÇÃO

A proposta desta ATPS é que sejam identificados total ou parcial das atividades logísticas da organização, contendo a proposta de melhorias das operações logísticas.

LOGÍSTICA

Dizem que o conceito de logística foi desenvolvido nas forças armadas, é a parte da arte da guerra que trata do Planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operacionais e administrativos, recrutamento, incorporação, instrução e adestramento, designação, transporte, bem estar, evacuação, hospitalização e desligamento de pessoal; Aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função militar. Se olharmos para o lado empresarial da logística no dia a dia, as maiores contribuições é o valor agregado aos produtos através do serviço que presta ao seu cliente, a Logística hoje tem a importância de ajudar empresas a melhorar seu nível de serviço reduzindo custos de operações. Sempre quando falamos sobre esta questão operacional surge a necessidade de tomadas de decisões, envolvendo assim um ponto de equilíbrio entre o Investido e a rentabilidade. Os custos logísticos apesar de imperceptíveis em alguns casos estão inseridos dentro do contexto econômico no nosso país, existem vários itens que compõem os custos logísticos. Sabemos que a Logística é uma ferramenta estratégica para aumentar vendas e reduzir custos, analisa de forma a melhorá-los e torná-los mais eficientes em termos de qualidade e de custos.

A ORGANIZAÇÃO

A organização escolhida pelo grupo em que vamos detalhar tem a participação do Colaborador Vagner Pinho Silva que faz parte do quadro de funcionário da Le biscuit S/A.

PRIMEIROS PASSOS

A Le Biscuit, varejista

VALORES

“Nossa razão de ser não se explica, sentimos! Pensamos e agimos como dono; somos movidos por resultado e nosso time cresce por mérito. Valorizamos a simplicidade para ouvir e aprender, cumprindo as regras com transparência, sempre!”

CLIENTE: Nossa razão de ser.

Atendemos o cliente como gostaríamos de ser atendidos. Oferecemos o que o cliente deseja e o surpreendemos com o que ele nem procurava. Oferecemos atendimento qualificado em todas as categorias.

PAIXÃO: Não se explica, sentimos.

Temos brilho nos olhos e disposição para ajudar. Gostamos do que fazemos. Somos apaixonados por gente. Estamos comprometidos e realizamos TUDO com prazer e alegria. Falamos bem da nossa Companhia, sem deixar de olhar o que precisa ser melhorado.

ATITUDE: Pensamos e agimos como dono.

Somos exemplo, assumimos responsabilidades e inspiramos pessoas. Temos "olhar" de dono. Criamos soluções para melhoria do negócio, com foco nas metas e resultados. Temos iniciativa na busca da melhoria contínua.

MERITOCRACIA: Somos movidos por resultados nosso time cresce por mérito.

Temos metas claras e factíveis. Não somos paternalistas. Somos transparentes nas políticas e na comunicação. Praticamos a meritocracia para todos independentes dos cargos ou função. Nosso Plano de Carreira e Sucessão reconhece o desempenho.

HUMILDADE: Simplicidade para ouvir e aprender.

Permitimo-nos ouvir e nos damos oportunidade de aprender. Adotamos as melhores práticas independente de quem tenha sido a ideia. Temos um ambiente de trabalho simples e descontraído.

ÉTICA: Cumprimos as regras com transparência, sempre.

Temos coerência entre o discurso e a prática e agimos com transparência. Somos fiéis ao Código de Conduta da Companhia. Divulgamos de forma clara e objetiva as regras e políticas da Companhia. Não andamos com quem não é ético. Não aceitamos nenhum tipo de benefício que não seja por mérito.

OPERAÇÃO

Hoje a operação logística da Le biscuit conta com um CD – centro de distribuição em Salvador - BA para atendimento das 38 lojas da rede. A logística de distribuição bastante significativa na empresa, tendo o inicio do seu processos com o processo de Armazenagem, recebendo e estocando os produtos acabados vindo de uma fabrica de um fornecedor, ou derivado de uma importação.

De acordo com os estudos e pesquisas de consumos feita pela empresa, é definido o Mix de produtos em que a empresa ira desenvolver suas vendas nas filiais, passado pelo departamento de Marketing, logo após de gerado estás informações o departamento comercial e o departamento fiscal entra em ação, onde é responsável pela compra e aquisição das mercadorias negociando assim o menor preço, formas de pagamentos. Gerando assim os pedidos para os fornecedores. Hoje cerca de 70% das mercadorias nacionais recebidas pelas lojas, vem direto do Fornecedor (nacional), ficando assim o custo de transporte por conta do fornecedor (Cif). E os outros 30% da mercadorias são importadas mais precisamente de origem da China, onde estas mercadorias vão diretamente para o Armazenamento e a Distribuição para o CD, onde o custo deste transporte é por conta da empresa Lebiscuit (Fob).

ENTENDENDO O PROCESSO

Logo após de gerado o pedido para abastecimentos das lojas, entra em ação o CD

Separa – colaboradores responsáveis pela separação das mercadorias armazenada para as filiais.

Conferencia – coloboradores responsáveis pela conferencia das mercadorias separadas, garantindo assim a quantidade e o produto exato.

Auditoria – colaboradores responsáveis pela garantia de 100% dos processos operacionais auditando assim a separa e a conferencia. Evitando transtorno e reclamações posteriores.

Expedição - colaboradores para execução do carregamento da mercadorias separadas, emissão de N.F. e o transportes para as lojas filiais.

Recebimento de Mercadorias nas Filiais. – Cada loja possui seu depósito contando com uma equipe de 5 a 7 pessoas (depende do tamanho e o fluxo de vendas da Loja), Líder de Deposito, Assistente Fiscal, Conferentes e Auxiliares. Toda loja Lebiscuit conta com o procedimento operacional. Logo após de feita toda conferencia e ter dado a entrada no sistema operacional integrada, e não dando nenhuma divergência, ai a mercadoria é liberada e armazenada, estando ha disposição dos auxiliares de loja para a exposição e abastecimento em gondola e piso de loja.

Todos os transportes é feita em parceria com a Transportadora TRBR, onde são responsável por garantir as entregas dentro do prazo, seguro e sem Avarias.

Todos os procedimentos, seja qual ela for dentro da Le biscuit, e totalmente Integrada pelo sistema SAP. Desde de seu atendimento ao Cliente até a sua Diretoria.

DINÂMICA DA ESTRATÉGIA LOGÍSTICA EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Ao longo da história da logística, a gestão da informação foi paulatinamente ganhando relevância, e a importância da função informação na logística somente ganhou destaque nesta última década. Este artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica de alguns modelos de estratégia logística, destacar a importância que a informação vem assumindo nas últimas décadas e sugerir um novo modelo estrutural de estratégia para a logística, que considera a importância das novas tecnologias de informação e sua utilidade junto aos componentes funcionais da logística, em quatro níveis: estratégico, estrutural, funcional e implementação, inserindo no nível funcional as três gestões funcionais básicas da logística: armazenagem, transportes e informação.

O sistema de informações logísticas tornou-se um fator crítico de sucesso na estratégia logística. Ele engloba a monitoração de fluxo ao longo de toda a cadeia de atividades logísticas, capturando dados básicos, transferindo dados para outros centros de tratamento e processamento, armazenando os dados básicos conforme seja necessário, processando dados em informações úteis, armazenando as informações conforme seja necessário e transferindo informações aos usuários e clientes, algumas características do produto, da operação e da demanda que influenciam a decisão de centralização dos estoques.

Dentre as características do produto, merece destaque a densidade de custos, que é a razão entre o custo do produto vendido e o peso ou volume do produto. De maneira geral, pode se afirmar que quanto maior a densidade de custos do produto, maior é a tendência para a centralização de seus estoques. ao passo que quanto menor a densidade de custos, maior é a tendência para a descentralização dos estoques. Por exemplo, quanto menor a densidade de custos, maior é a necessidade de minimizar os custos unitários de distribuição de modo a assegurar a competitividade do produto.

A descentralização dos estoques viabiliza a consolidação de carregamentos e a consequente diluição dos custos fixos de distribuição por uma maior quantidade de produtos. Dentre as características da demanda que afetam a centralização dos estoques, destacam-se o giro dos estoques razão entre as vendas anuais e o nível de estoque e o coeficiente de variação das vendas, razão entre o desvio padrão e a média de vendas. Quanto maior o giro, maior a propensão para a descentralização dos estoques, basicamente por que menores são os riscos associados à obsolescência, perecibilidade ou encalhe de produtos. Por outro lado, quanto maior o coeficiente de variação das vendas, maior a propensão para a centralização dos estoques com o intuito de evitar, por exemplo, alocações equivocadas por diferentes instalações, ou seja, “enviar o produto errado para o local errado”.

Ainda dentre as características da demanda, o tempo de entrega para o cliente pode influenciar a centralização dos estoques, exemplo, supondo uma determinada disponibilidade de produto e um dado modal de transporte, tempos de entrega mais curtos e consistentes são alcançados por meio da descentralização dos estoques. Um curto tempo de entrega para o cliente também pode favorecer a descentralização dos estoques, na medida em que seja viável adiar a execução de determinadas atividades produtivas até a colocação do pedido pelo cliente e executá-las em outras instalações mais próximas deste. Em determinadas circunstâncias, as operações finais de mistura, montagem, e embalagem, podem ser postergadas até que haja clara definição a respeito de quais SKUs, serão vendidas, eliminando-se, com isso, os riscos associados à incerteza da demanda futura.

As implicações dos resultados da pesquisa de campo estão relacionadas não apenas com as hipóteses que podem ser testadas por meio de estudos futuros, mas também com as novas linhas de pesquisa, derivadas da pesquisa atual. Uma linha de pesquisa futura, por exemplo, estaria relacionada com a comparação de como a relação entre as características do negócio e as políticas analisadas pode variar entre as práticas de mercado e as melhores práticas, ou entre o Brasil e outros países. Ainda que os sinais dessas relações, determinados nos modelos quantitativos, corroborem as evidências empíricas descritas na literatura, é possível que seus coeficientes sejam significativamente diferentes quando forem comparados com as práticas de mercado para as melhores práticas, ou comparando-se o Brasil com outros países. Essa diferença entre os coeficientes indicaria possíveis diferenças no peso ou impacto de cada uma das características do negócio na tomada de decisão, mesmo que seu sentido seja idêntico.

...

Baixar como  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »