TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisionado estágio na Escola Municipal Professor Luiz Cavallo

Pesquisas Acadêmicas: Supervisionado estágio na Escola Municipal Professor Luiz Cavallo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

     

Dentro de um roteiro de estágio oferecido, a realização do Estágio Supervisionado – Educação fundamental é a oportunidade que as acadêmicas têm de relacionar os aspectos teóricos estudados em sala de aula com a prática, sendo esse processo necessário para a formação profissional, bem como analisar o panorama local da condição escolar, as condições nas quais os profissionais trabalham e interagem, e entender o Projeto Político Pedagógico de uma forma favorável para a formação profissional.

Destaca-se que todas as informações da Escola Municipal Professor Luiz Cavallon foram coletadas em dupla, transcrevendo-as neste trabalho, porém os apontamentos da experiência vivida, o olhar de cada acadêmica sobre os dados e impressões, em versões individuais será demonstrado por meio das considerações finais deste relatório como efetivo registro do supramencionado estágio.

Encontram-se descrito neste relatório as observações adquiridas e práticas aplicadas durante o período que vivenciei no ambiente escolar. Também inserido no contexto desse relatório apresento os planos de aula, as atividades feitas pelos alunos no decorrer do meu estágio bem como algumas realizadas pela professora regente para obtenção de coleta de dados para a realização do mesmo.

2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

2.1- Identificação e Localização

Nome: Escola Municipal Professor Luiz Cavallon

Endereço: Rua- Ana Luiza de Souza- nº2414 - Campo Grande-MS Telefone: (67) 3387-6419

Email: em.luizcavallon@semed.capital.ms.gov.br

Localização: Área urbana- Região do Bandeira. ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿

2.2- Horário de Funcionamento

 Segunda à Sexta- Feira;

 Período: 7:00h às 5:10h.

2.3- Níveis de Ensino Atendidos

 Educação Infantil: matutino-01/ vespertino-01

 Ensino Fundamental, matutino: 1º, 2º, 3º, 4º, 5º ano, 02 turmas cada.

 Ensino Fundamental, vespertino: 1º ano 01 turma, 2º ano 02 turmas,

3º ano 01 turma, 4º ano 01 turma, 5º ano 03 turmas, 6º ano 02 turmas,

7º ano 02 turmas, 8º ano 02 turmas, 9º ano 02 turmas.

2.4- Caracterização da População Atendida

A população atendida é oriunda da própria localidade, sendo que não necessita, na maioria das vezes, de muito tempo para o deslocamento de casa para a escola e desta para o lar.

Os alunos, bem como seus familiares são pessoas bastante heterogêneas. Há famílias compostas por pais e mães que trabalham fora o dia inteiro, famílias formadas por apenas um deles (mãe ou pai) e muitas vezes, os avôs fazem o papel de pais dos seus netos.

As residências são na maioria ampla, reformada, de alvenaria, com condomínios residenciais nos bairros adjacentes, a maioria todos pavimentados, facilitando o trajeto. Uma observação peculiar é que o bairro, num passado não muito distante, foi caracterizado por famílias “humildes”, que viviam em casa simples, caracterizando área rural. Atualmente, o Jd. Bota Fogo possui ótima infraestrutura, o que demonstra a evolução e o progresso do bairro em foco.

2.5- Descrições das Dependências (rede física)

A escola possui as seguintes instalações: 15 (quinze) Salas de Aula; 01 (uma) Sala de Coordenação/ Direção; 01 (uma) Secretaria; 01 (uma) sala de informática e 01 (uma) biblioteca 01 (uma) Cozinha; 01 (um) Depósito de Merenda; 01 quadra coberta 1 (um) Parquinho; há 02 (dois) Banheiros 01 masculino e 01 feminino para uso de professores, corpo técnico e administrativo. Existe também banheiro feminino e masculino para os alunos cada um com 07(sete) compartimento com 07 (sete) vasos sanitários e 05 lavatórios. A sala destinada a educação infantil ( pré escola) conta com 02 compartimentos com vaso sanitário 01 para meninos e outro para meninas. A sala conta com armários ventiladores, estante, mesa e cadeira para o professor, mesinhas e cadeirinhas para os alunos.

As salas destinadas ao ensino fundamental possuem mesas e cadeiras individuais, cada sala possui ventiladores, armários, mesas e cadeiras para o professor.

Obs.: .¿¿¿¿¿¿¿¿

2.6- Recursos Humanos da Escola

A Escola Municipal Professor Luiz Cavallon é composto por uma equipe de servidores onde cada um participa direta e indiretamente no desenvolvimento dos alunos, sendo: os¿¿¿¿¿¿; as Auxiliares de Atendimento Infantil que atuam na limpeza e conservação do ambiente e na lavanderia, as cozinheiras que preparam a comida; as Atendentes Infantis que na sua maioria estão concluindo o nível superior na área da pedagogia que atendem aos níveis I, II, III e IV que muito contribuem para a realização e desenvolvimento das crianças nas salas de aulas.

Cabe ressaltar que os Zeladores, Agentes de Merenda, Auxiliares de Atendimento Infantil e Auxiliares de Atendente Infantil possuem como escolaridade mínima o Ensino Fundamental e Médio.

A Diretora possui formação pedagógica, o setor administrativo conta com uma secretária, com curso conhecimento na área. O corpo Docente é formado por professoras pedagogas, com capacitação para Educação Infantil.

3- ASPECTOS PEDAGÓGICOS

3.1- Proposta Pedagógica da Escola

A Proposta Pedagógica é, inquestionavelmente, o documento mais importante de uma escola e fundamental na implementação de uma gestão democrática. Nela estão estabelecidos os propósitos centrais que norteiam a existência do estabelecimento de ensino e as formas como ele se estrutura para cumprir esta missão.

A Lei de Diretrizes e Base artigo 12, inciso l, prevê que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar seu projeto pedagógico”.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com