TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boa Comida, Bom Negócio

Ensaios: Boa Comida, Bom Negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

Apresentação

A Galeteria é um nicho do setor de restaurantes e tem o cardápio ancorado numa receita principal: o galeto al primo canto (ao primeiro canto ou frango novo).

O galeto al primo canto, diferente do que comumente se imagina, não é uma herança italiana, mas sim o resultado do intercâmbio cultural entre as culturas localizadas na região sul do Brasil.

A partir da cidade de Caxias do Sul (RS), essa especialidade difundiu-se por toda a região da serra gaúcha através do comércio em estabelecimentos denominados galeterias. A primeira empresa a comercializar o galeto para atrair novos clientes foi a Galeteria Peccini, nos anos 50.

O consumo do galeto, portanto, é de origem ítalo-brasileira, derivado do hábito dos colonos italianos, residentes no Rio Grande do Sul, que caçavam e consumiam passarinhos como forma de compensar a dieta pobre.

Atualmente, as galeterias apresentam cardápios diversificados. Além do tradicional molho de miúdos com tomate que acompanham a massa, são oferecidos muitos outros. Entre as sobremesas, podem ser encontrados os sofisticados gateaus e tiramisus. A polenta, antes apenas frita, é oferecida recheada com queijo, grelhada com queijo e orégano ou simplesmente grelhada. A tábua de frios, que era composta de forma displicente, passou a trazer fatias de embutidos delicadamente cortados e diversos queijos de alta qualidade.

MERCADO

A mudança de perfil da sociedade brasileira, com a expansão da classe média, assim como a elevação do número de pessoas que moram sozinhas e de mulheres no mercado de trabalho, vem influenciando o desempenho do setor de alimentação fora do lar.

Um dos maiores entraves para o crescimento do setor de bares e restaurantes é a escassez de mão de obra qualificada. Todo ano, das vagas oferecidas em alta temporada, pelo menos 20% delas não são preenchidas.

Independente de dados e estatísticas sobre o assunto, a avaliação do Mercado Concorrente depende diretamente do empenho do empreendedor em conhecer pessoalmente os potenciais concorrentes. Deve-se levar em conta a microrregião de localização abrangendo uma area de 20 km de distância ou 15 minutos de deslocamento. O empreendedor deve levantar dados específicos de sua microrregião buscando as mais variadas informações sobre seus concorrentes, tais como: preço, tamanho, faturamento, custos, proposta de valor, fornecedores, colaboradores, etc.

Em relação ao Mercado fornecedor de galetos, o empreendimento dispõe de pequenos produtores de galetos e grandes produtores. É sabido que os grandes produtores podem suprir com maior qualidade, regularidade, pontualidade e preços mais competitivos.

Localização

Os empreendedores que desejam ingressar no segmento de galeteria devem tomar alguns cuidados na escolha do ponto. Entre os aspectos importantes, deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com os clientes, a segurança e a limpeza do local.

O ideal é escolher um ponto numa região de forte concentração de prédios comerciais que já ofereça outros serviços, como escolas, universidades, teatros, academias de ginástica. Além disso, o empreendedor precisa estar atento para não abrir um estabelecimento grande demais e também observar a concorrência nas proximidades.

Lembre-se que as atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas em conformidade com o Plano Diretor Urbano (PDU), lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar no imóvel escolhido por você. Portanto, este deve ser seu primeiro passo para avaliar a implantação de sua empresa.

Feita a "Consulta Prévia ao PDU", certifique-se de que o local escolhido ofereça infraestrutura compatível a sua instalação e facilite a expansão do negócio. O imóvel deve dispor dos serviços de água, luz, esgoto, telefone, internet, e seu custo deve estar adequado àquele que você planejou. Também deve ser pesquisado o comportamento da vizinhança no que se refere a ruídos e movimentação de pessoas no período noturno.

Convém observar que bairros muito tranquilos não são indicados para estabelecimentos como bares e restaurantes, já que este tipo de negócio costuma gerar alta concentração e excessiva movimentação, tanto dos carros como das pessoas, podendo causar reclamações dos vizinhos e até, em casos extremos, o fechamento do local.

Porém, se o empreendedor optar por um estabelecimento sofisticado, deve avaliar o custo/beneficio de montar seu negócio em bairros menos movimentados. O cliente que frequenta um local com este perfil busca o prazer da boa mesa, valorizando a tranquilidade de uma atmosfera que permita degustar sem “ruídos”. Por outro lado, o empreendedor que visa a prestação do serviço para trabalhadores em horário de almoço, deverá instalar sua galeteria em um local com alta concentração de escritórios e lojas.

Além disso, outros cuidados na escolha do ponto passam por custo do aluguel, prazo do contrato, reformas a fazer, estacionamento para veículos, espaço para carga e descarga de mercadorias, além de contar com transporte público nas redondezas.

É fundamental avaliar a facilidade do acesso para os clientes, lembrando que o perfil de sua clientela é determinante para essa definição. Por exemplo: em princípio, não adianta estar localizado num local com amplo estacionamento, mas longe de pontos de táxi, ônibus ou metrô se estes são meios de transporte predominantemente utilizados pelos clientes. Deve ser levada em conta, ainda, a facilidade de deslocamento para diferentes regiões da cidade.

Exigências Legais e Específicas

Montar uma galeteria exige a observância de procedimentos legais, tais como:

Registro da empresa:

De forma geral, a primeira providência é procurar um contador – profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada ao seu projeto e preencher os formulários de inscrição exigidos pelos órgãos públicos.

O contador pode informar também sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Mas antes de contratá-lo, certifique-se de que este prestador de serviço seja um profissional habilitado no Conselho Regional de Contabilidade e de que não existam reclamações registradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com