TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comidas típicas Аlagoanas

Artigo: Comidas típicas Аlagoanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Artigo  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 5

Comidas típicas alagoanas

São as iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, mungunzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.

O prato típico da terra é o sururu, molusco retirado das lagoas, servido em fritadas, empadas, saladas etc. E ainda lagosta, camarão, carne-de-sol, carapeba e caranguejada.

Receitas com frutos do mar.

Ao longo da orla muitas barracas que servem tapiocas recheadas e muitos petiscos do mar

Frutos do Mar entram no cardápio de Alagoas. Sua culinária de peixes, crustáceos, mariscos e moluscos, lagostas, camarões, fritada de siri, sururu, maçunim e as tradicionais peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta e muito leite de coco, merecem ser degustadas.

Frutas Tropicais de Alagoas: manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola e etc… A maioria é transformada em sucos, sorvetes e doces. Nas praias, é comum saborear um bom caldo-de-cana, água de coco, coquetel de abacaxi e batidas de frutas tropicais.

Músicas:

As principais festas de Alagoas são as do ciclo de Natal (reisado, pastoril, guerreiros, cheganças, quilombos, caboclinhos, toré, marujada).

Também em dezembro realiza-se a procissão marítima de Iemanjá (dia 8) e o festival do mar. Nos festejos juninos, destacam-se bandas de pífanos, cavalhadas, repentistas e comidas típicas.

Em União dos Palmares comemoram-se a festa do milho, na segunda quinzena de julho, e o dia nacional da consciência negra (20 de novembro). Outra festa popular tradicional de destaque é a peja (marcação do gado).

Entre as danças típicas avultam o bate-coxa (dança ginástica) e o coco (dança com canto e coro).

O Bumba-Meu-Boi

O Nordeste é considerado berço das principais variedades, tais como: boi calemba, bumba (Recife), boi-de-reis, boi-bumbá (Maranhão, Pará, Amazonas), Três pedaços (Porto da Rua, Porto de Pedras) em Alagoas. A narrativa encenada sobre o boi é muito semelhante nas diferentes regiões do país. No Maranhão, o boi é tocado com pandeirões e roncador (uma cuíca enorme, de som grave). No sul utiliza-se o acordeão. Mas um dos mais populares nos últimos anos é o boi-bumbá no Amazonas. O folclore caboclo é celebrado nas fantasias dos blocos de boi-bumbá, versão amazonense muito popular do bumba-meu-boi.

O coco

É um ritmo que vem da divisa de Alagoas com Pernambuco. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.

Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.

Recebe várias nomenclaturas diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê. Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local.

O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos.

A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, se duvidar, o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas.

Existe uma hipótese que o diz que o surgimento do coco se deu pela necessidade de concluir o piso das casas no interior, que antigamente era feito de barro. Existem também hipóteses que a dança surgiu nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco.

RESUMINDO:

O COCO é uma dança típica de Alagoas, de origem africana, que se espalhou por todo o Nordeste recebendo nomes e formas de coreografias diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com