TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comidas Tipicas Da Região Sul

Exames: Comidas Tipicas Da Região Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  1.957 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA:

No ano de 2013, com os festejos farroupilhas as escolas podem adequar à merenda escolar servindo comidas típicas aos seus estudantes, respeitando a cultura e valorizando os hábitos alimentares.

Portanto delimito meu tema como Comidas Típicas.

Problematização:

Como resgatar a valorização da cultura inserindo comidas típicas no cardápio da merenda escolar?

JUSTIFICATIVA:

A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com antigas tradições, que são transmitidas a cada geração.

O significado da comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se. São muitas as tradições que consideram a hora da refeição como semi-sagrada, de silêncio, compostura e de severidade. Manda-se respeitar a mesa e, no interior, não se comia de chapéu na cabeça ou então sem camisa.

Os festejos farroupilhas de 2013 podem estar nas refeições escolares em toda a rede estadual de ensino. Todas as escolas poderão alterar o cardápio da refeição servida aos estudantes, incluindo comidas típicas gaúchas como carreteiro de charque, batata doce assada, feijão tropeiro (mexido), arroz doce, canjica com leite, bolo de milho com leite achocolatado, quibebe (purê de moranga), couve refogada e puchero (carne com legumes).

A iniciativa visa valorizar uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, que deixou marcas inclusive na culinária rio-grandense. Trata-se também de respeito à cultura e valorização de hábitos alimentares. Os alimentos trazem significações culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas.

Muitos alunos ainda não conhecem os alimentos típicos da região sul, até porque os pais não incentivam esse hábito alimentar permitindo que as crianças tragam para a escola comidas industrializadas e ficando difícil para as merendeiras convencê-los a aceitação de um cardápio saudável oferecido no refeitório. As escolas deveriam incluir em seus currículos conteúdos referente às comidas típicas do Rio Grande do Sul.

1) Objetivo geral.

Resgatar a valorização da cultura inserindo comidas típicas no cardápio da merenda escolar.

2) Objetivos específicos:

a) Conhecer as comidas típicas do Rio Grande do Sul

b) Respeitar a cultura e valorização de hábitos alimentares

c) Inserir comidas típicas ao cardápio da merenda escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com