TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boas Ideias De Negócios Para A Terceira Idade

Trabalho Universitário: Boas Ideias De Negócios Para A Terceira Idade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

Brasileiros acima de 60 anos representam hoje 10,5% da população, ou seja, 19 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. Essa proporção vai aumentar — e muito. Pelas projeções do IBGE, se em 2008 havia 26 pessoas com mais de 65 anos para cada 100 com até 14 anos, em cinco décadas a relação será de 172 idosos para cada 100 crianças.

O crescimento da população idosa abre oportunidades em várias frentes, entre elas, a oferta de serviços de casa de repouso. A rede Casa da Vila Mariana, de São Paulo, existe há mais de 30 anos. O grupo reúne cinco unidades, todas localizadas no bairro paulistano. “Uma das tendências atuais é a de um espaço estilo residencial. Inauguramos em 2009 uma afiliada apenas para atender as pessoas lúcidas. O local parece uma pousada, com suítes individuais”, afirma Cássio Salama, 49 anos, dono da empresa. As demais unidades da rede são voltadas para pacientes que necessitam de cuidados médicos.

Os hóspedes da casa-pousada têm demandas diferentes daqueles com problemas de saúde. São pessoas que procuram companhia e atenção. “As mulheres pedem ajuda das funcionárias para ficar mais bonitas e os homens gostam de serviços cuidadosos”, diz Salama. As hospedagens modernas ajudam a quebrar a imagem difundida pelos antigos asilos, onde pacientes e internos sem necessidade de cuidados médicos conviviam no mesmo local. Para Salama, o próprio idoso começa a mudar seu conceito em relação aos novos espaços. “Nas casas de hoje, há convivência e assistência integral, algo que a pessoa pode não ter muitas vezes em sua própria residência.”

As cinco unidades da Vila Mariana faturam cerca de R$ 4 milhões por ano. São 112 pacientes e hóspedes. A casa-pousada trabalha também com o sistema day use, no qual o idoso pode passar o dia no local e voltar para seu lar no fim do período. “É uma maneira de a pessoa se acostumar com o residencial e desmistificar as ideias erradas sobre o espaço. Temos também a estadia por temporada”, diz Salama.

O custo inicial de até R$ 100 mil para se investir em um residencial para dez hóspedes decorre das adaptações necessárias. Há normas da Anvisa, do Corpo de Bombeiros e de órgãos das prefeituras que determinam até mesmo o grau de inclinação das rampas de acesso e a largura dos corredores. Para o dono da Casa da Vila Mariana, as boas perspectivas desse mercado compensam os custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com