TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Branding E Pesquisa De Mercado

Trabalho Universitário: Branding E Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

A bebida FontKids, vitamina e fibras, será lançada no mercado para o publico infantil a partir de 6 meses com o propósito de favorecer a flora intestinal, hidratar e suprir as vitaminas que as crianças costumam perder durante o dia. Além dos benefícios, a embalagem do produto apresenta os mascotes e as cores representando cada sabor, para atrair o publico consumidor: as crianças.

Com isso, a água FontKids terá como desafio atingir não só as crianças mais os responsáveis (pais, avós etc.) que se beneficiam também com o produto, tendo em vista o alto índice de consumo de refrigerantes e sucos industrializados nos dias de hoje. Terá que atrair o publico responsável pela compra do produto, de maneira mostrar os benefícios e importância de incentivar o consumo de água as crianças.

Dados de pesquisa:

O objetivo deste estudo foi descrever a frequência de consumo de refrigerantes e sucos artificiais por crianças menores de cinco anos de idade e seus fatores associados. Foram analisados os dados de consumo alimentar da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS) do ano de 2006. A análise considerou a complexidade amostral e incluiu 3789 crianças menores de cinco anos. O desfecho foi avaliado por meio de questões que abordavam a frequência de consumo de refrigerantes e sucos artificiais nos sete dias anteriores ao da entrevista. A frequência de consumo de refrigerantes e sucos artificiais foi descrita segundo gênero, idade e estado nutricional da criança, zona de residência, idade e escolaridade materna. Mais de 70% das crianças consumiram refrigerantes e sucos artificiais pelo menos uma vez na semana. A prevalência de consumo diário de refrigerantes e sucos artificiais foi de 22,1%. As únicas variáveis que se mostraram associadas de forma significativa (p<0,001) ao consumo diário dessas bebidas foram idade da criança e zona de residência. O consumo diário de refrigerantes e sucos artificiais foi maior entre as crianças que residiam na zona urbana (25,3%), comparado ao consumo das crianças da zona rural (9,1%). A idade da criança apresentou associação direta e significativa com o consumo diário de refrigerantes e sucos artificiais. A prevalência de consumo de refrigerantes e sucos artificiais em crianças menores de cinco anos avaliadas na PNDS 2006 foi elevada e mostrou-se associada positivamente com o aumento da idade e a zona de residência (Fonte: http://revistanutrire.org.br)

1. Objetivos

1.1 Problema de Pesquisa

Como trabalhamos com dois públicos, o que compra e o que consome, há a necessidade de fazer dois questionamentos:

• Cliente consumidor: você gostaria de tomar água com um leve sabor da sua fruta preferida?

• Cliente Responsável pela compra: Você daria água com vitaminas, fibras e baixo teor de sódio para seus filhos ao invés de água mineral comum?

1.2 Objetivos específicos

Por se tratar de um produto especifico, e com valor agregado alto, devido em sua composição conter vitaminas, fibras e suco natural da fruta, tornando o custo mais alto na produção, o produto será direcionado para a classe econômica A e B, até mesmo porque são mais preocupados com o bem estar e desenvolvimento de seus filhos.

O importante é saber se apreciaram a bebida e os sabores de maior consumo para produzir em larga escala, diminuindo, assim, a margem de erro na fabricação.

2. Metodologia

2.1 Instrumental

A pesquisa usará como instrumento de coleta de dados:

• Estruturado

• Perguntas fechadas,

• Com ordem de preferência

• Dicotômicas

• Escala Itemizada

• Estudos Experimentais ou Causais

• Será entrevistado no estado de São Paulo em regiões administrativas e metropolitana totalizando uma quantidade de 3.000 entrevistados tendo como pré-teste a quantidade de 10%, ou seja, 300 entrevistados.

2.2 Coleta de dados em campo

• Pesquisa Tipo Oportunidade

• Estudo Descritivo Estatísticos

• Coleta Interativa

Será realizada em colégios particulares em data festiva da instituição (como exemplo Festa do dia das Mães), onde será instalado um quiosque que será distribuído o produto para a degustação e em outro ponto (como sugestão: a portaria do colégio, ou local de entrada e saída para esses eventos), haverá um painel eletrônico com o questionário. Nesse local não haverá nenhuma pessoa envolvida com a empresa, deste modo não influenciará a resposta dos indivíduos. Esse painel conterá o questionário, um local onde sairá um dos mascotes após finalizar o questionário e compartimento de onde sairá um cupom para se cadastrar no site e concorrer a coleção de mascotes.

No quiosque conterá representantes da marca oferecendo os 4 sabores para serem apreciados e informando sobre os benefícios do produto apresentando um folheto informativo e, sobre o preenchimento do questionário no painel eletrônico, onde estará instalado e os benefícios em responder o questionário.

3. Amostragem

3.1 Universo

A pesquisa será feita em colégios particulares com poder socioeconômico de classe A e B, com pais, responsáveis, alunos e professores, nas regiões administrativas e metropolitana do Estado de São Paulo, totalizando 3.000 entrevistados:

• Região Administrativa de São José dos Campos

• Região Administrativa de Sorocaba

• Região Administrativa e Metropolitana de Campinas

• Região Administrativa de Ribeirão Preto

• Região Administrativa de Barretos

• Região Metropolitana de São Paulo

3.2 Método de seleção e tamanho da amostra

• Probabilístico

o Conglomerado

• O resultado do calculo corresponde a margem de erro de 1.83%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com