TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITAÇÃO DE RECURSOS NO SISTEMA FINANCEIRO

Trabalho Universitário: CAPITAÇÃO DE RECURSOS NO SISTEMA FINANCEIRO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  304 Visualizações

A expressão “captar recursos” tornou-se moda nos últimos anos, no Brasil, especialmente no universo das organizações sem fins lucrativos dedicadas à uma atividade com finalidades sociais. No final da década de 1990, no Brasil, explodiram os cursos e consultorias dedicados a ensinar às organizações sem fins lucrativos com finalidades sociais como elaborar planos e projetos para obtenção de recursos para financiar o trabalho desenvolvido O mercado financeiro permite que um agente econômico qualquer (individuo ou empresa), sem perspectivas de aplicação, em algum empreendimento próprio, da poupança que é capaz de gerar, seja colocado em contato com outro, cujas perspectivas de investimentos superem as respectivas disponibilidades de poupança.

De acordo com MISHKIN o sistema financeiro desempenha a função econômica essencial para canalizar fundos de pessoas que pouparam fundos em excesso por gastarem menos que suas receitas, para pessoas que tem escassez de fundos porque desejam gastar mais que sua receita.

A função original de uma instituição financeira era a guarda ou manutenção dos recursos das pessoas que acumularam. Depois ao perceber que nem todas as pessoas retiravam seus depósitos ao mesmo tempo, passaram a utilizar esses recursos sob a sua guarda para fazerem empréstimos a quem deles necessitasse. Por meio dessa intermediação, objetivavam auferir ganhos, assumindo, em contrapartida, os riscos de crédito inerente as operações realizadas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com