TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

Trabalho Universitário: CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

1. Busca de oportunidades e iniciativa

Um empreendedor tem a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor e implementar soluções inovadoras.

Na gíria do empreendedorismo, é o que chamamos de “pensar fora da caixa”. Ter ideias que fogem da mesmice do cotidiano e amplia os horizontes do desenvolvimento.

2. Persistência

Enfrentar os obstáculos decididamente buscando sempre o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações.

O que nem sempre é fácil, já que barreiras aparentemente intransponíveis não hesitam em aparecer durante a caminhada de um empreendedor.

Porém o foco em seus objetivos, a vontade de vencer e a persistência em acreditar nos seus ideais, fazem com que um empreendedor supere os obstáculos e alcance o sucesso.

3. Correr riscos calculados

Analisar as alternativas, dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.

Uma vez que para seguir inovando sempre, o empreendedor corre riscos inevitáveis. Mas desde que haja comprometimento com aquilo que acredita e clareza nas alternativas que dispõe, ele se permite correr estes riscos e colher os frutos no futuro.

4. Exigência de qualidade e eficiência

Decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam.

O empreendedor de sucesso é aquele que consegue se antecipar aos anseios e necessidades dos seus clientes. Sempre oferecendo o melhor produto e o melhor serviço.

5. Comprometimento

Fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa, colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para finalizar um trabalho. Dando sempre o máximo de si para manter os clientes satisfeitos.

Empreender significa que os seus lucros virão do seu suor e sua competência. Ter paixão pelo próprio negócio é fundamental para definir prioridades e o que for necessário para alcançar o sucesso.

6. Busca de informação

Interessar-se pessoalmente por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes. Investigar pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço. Consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

Ou seja, um empreendedor deve engajar-se em ser o especialista da área em que atua ou contar com uma equipe competente para realizar todas as tarefas que o seu negócio necessita, conquistando a fidelidade dos seus clientes.

7. Estabelecimento de metas

Assumir metas e objetivos que representem desafios e tenham significado pessoal. Definir com clareza e objetividade o que se quer atingir e em que prazo.

Desafiando a si mesmo a cumprir as metas estabelecidas, o empreendedor se compromete a estar sempre empenhado em melhorar e prosperar o seu negócio.

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

Planejar, dividindo tarefas de grande porte em tarefas menores, com prazos definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com