TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“CASE” DA EMPRESA SILVA & SILVA

Resenha: “CASE” DA EMPRESA SILVA & SILVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

“CASE” DA EMPRESA SILVA & SILVA

A empresa Silva & Silva é uma loja de conveniência que utiliza o modelo de franquia e loja independente, favorecendo desta maneira, uma maior flexibilidade na venda de produtos. Há mais de três anos no mercado, a Silva & Silva conseguiu solidificar sua marca na cidade e conta hoje com uma estrutura arrojada que atrai clientes dos diversos âmbitos sociais, principalmente por sua variedade de produtos tanto no ramo alimentício quanto de bebidas.

Apesar da empresa possuir um elevado fluxo de vendas mensal, seu faturamento no fechamento do caixa não corresponde à altura do volume de vendas. Pelo fato do problema perdurar há mais de quatro meses, decidiu-se por iniciativa dos proprietários, contratar uma empresa especializada em consultoria empresarial para formalização de um laudo técnico buscando a solução do problema.

Após levantamento dos fluxos de caixa dos últimos seis meses, do controle de estoque (entrada e saída), relatórios de pagamentos de despesas fixas e variáveis e análise in loco; a empresa de consultoria constatou que o maior problema da Silva & Silva era o chamado “caixa dois”, ou seja, o movimento financeiro dos produtos que entravam e eram vendidos sem recebimento e emissão de nota fiscal. A conclusão foi baseada mediante o descontrole da empresa na entrada e saída destes produtos, pois, apesar da Silva & Silva possuir um sistema de controle de vendas instalado em seu caixa, os produtos que eram comprados sem nota fiscal não eram lançados no sistema e, posteriormente no ato da venda não havia maneira de alimentar o caixa, possibilitando o desvio do dinheiro recebido e a falta de controle de estoque.

Tendo em vista a identificação da questão, a consultoria forneceu à empresa Silva & Silva um sistema de controle paralelo ao já instalado para o devido lançamento de todos os produtos adquiridos e vendidos sem nota fiscal (estoque e vendas); dessa maneira, no final do dia e fechamento do caixa, deveria ser somado a movimentação dos dois sistemas (com e sem nota) e confrontar com o fluxo de dinheiro recebido, ficando sob responsabilidade do funcionário que estivesse trabalhando naquele turno qualquer diferença de caixa existente.

Após a solução do problema apontado, a empresa Silva & Silva conseguiu um controle integral da sua venda de produtos e consequentemente uma apuração considerável dos resultados nos finais dos meses subsequentes. No início das modificações houve a necessidade de contratação e treinamento de novos funcionários, porém, o sucesso atingido após o novo processo de movimentação e controle da empresa Silva & Silva foi tão significativo que os índices de crescimento proporcionaram a inauguração de uma filial após dezoito meses; resultado de uma gestão administrativa eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com